Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo apresenta Lei de Atividade Laboral no âmbito do Sistema Penitenciário Acreano – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Atividade laboral

Governo apresenta Lei de Atividade Laboral no âmbito do Sistema Penitenciário Acreano

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), realizou na tarde desta quarta-feira, 30, a apresentação da Lei de Atividade Laboral no âmbito do Sistema Penitenciário Acreano. O evento, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), foi realizado para divulgar o instrumento à sociedade, empresários e industriários.

A Lei nº 3.492 dispõe sobre a celebração de parcerias de incentivo à atividade laboral no sistema prisional acreano, com a finalidade de fomentar parcerias entre o Estado, por intermédio do Iapen, e empresas privadas, que tenham interesse em contratar mão de obra de pessoas presas, seja a partir de instalações de empreendimentos dentro das unidades prisionais ou as contratando para trabalharem em suas empresas, com vistas a alcançarem benefícios e isenções.

Representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estadual estiveram presentes e destacaram a proposta inovadora prevista na Lei. O representante do Tribunal de Justiça do Acre, juiz Robson Aleixo, destacou que um dos eixos desse trabalho é a saída dos presos do sistema penitenciário devidamente ressocializados. “Esses presos vão retornar à sociedade, e é melhor que retornem trabalhando, preparados para o convívio social”, disse.

A Lei foi apresentada à sociedade, empresários e industriários Foto: Elenilson Oliveira

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, fez uma reflexão da evolução do sistema penitenciário e destacou que este é o momento em que o ambiente carcerário permite dar mais um passo e abrir novas portas.

“Nós temos a ideia exata de como é importante esse momento no sentido de abrir uma porta para tentar resgatar os erros que foram cometidos em relação a nossa população carcerária. Erros que iniciam na família, na boa conduta do cidadão e passam por toda a sociedade, haja vista que segurança pública é responsabilidade de todos”, afirmou o secretário.

O coordenador da Cooperativa Laço Forte, Henrique Camargo, se interessou pelos benefícios da Lei e afirmou que vai se habilitar para a inserção da cooperativa dentro dos presídios. “Como nós somos uma cooperativa de ex militares do Exército, nós já temos o social embutido. Dentro do Iapen, nós queremos atuar como um projeto socioeconômico. Estamos levando cursos profissionalizantes para dentro do presídio, em parceria com o Sistema S e Instituto Federal do Acre (Ifac), já para preencher esse tempo que ele tem vazio e capacitá-lo profissionalmente”, disse.

Atividade Laboral

O presidente do Iapen, Lucas Gomes, realizou uma apresentação da Lei nº 3.492 de 2 de agosto de 2019, onde explicou aos empresários e sociedade questões que envolvem as oportunidades, benefícios, o perfil dos presos selecionados e o processo de ressocialização. Na oportunidade, os interessados puderam sanar as possíveis dúvidas.

Durante a apresentação, ele ressaltou que os presos serão selecionados conforme critérios previamente estabelecidos, como o tempo de sentença a ser cumprido, tipificação penal, habilidade profissional, comportamento, dentre outros. Além destes, a empresa conveniada poderá apontar o perfil do preso que deseja, de acordo com o tipo de serviço a ser executado.

O presidente do Iapen, Lucas Gomes, realizou a apresentação da Lei Foto: Elenilson Oliveira

Gomes também destacou que as parcerias firmadas terão prazo de até 60 meses, podendo ser renovadas por igual período. “As tarifas de água, esgoto e energia elétrica relacionadas às atividades exercidas pelas parceiras nas oficinas de trabalho situadas no interior das unidades prisionais, poderão ser subsidiadas total ou parcialmente pelo Iapen, nos termos do regulamento e do ato convocatório do chamamento público”, frisou.

O presidente ainda destacou o fato de que as empresas terão uma série de vantagens com a utilização da mão de obra dos presos. “Elas terão isenção de encargos trabalhistas, como FGTS e INSS, isenção de custos de benefícios como férias e décimo terceiro salário e custos adicionais como ausência remunerada, licenças, vale transporte e salário educação”, disse.

Fundo Rotativo

A remuneração dos detentos será destinada ao fundo rotativo, que direciona 25% da renda obtida com o trabalho dos apenados para a melhoria do Sistema Penitenciário, o que fomenta essas atividades laborais. Outros 25% vão para o preso, 25% para a família e os 25% restante viram fundo para que, quando o preso sair do Sistema, ele tenha um recurso até que se estabilize.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464