Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo atua na regularização fundiária de novos bairros em Senador Guiomard – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Cidadania

Governo atua na regularização fundiária de novos bairros em Senador Guiomard

Cidadania é a palavra que define a política de regularização fundiária do governo do Acre. Até o momento, mais de 45 mil títulos definitivos já foram entregues aos cidadãos acreanos, de forma gratuita.

Desde a semana passada, Iteracre realiza o georreferenciamento do perímetro urbano de Senador Guiomard (Foto: Angela Peres/Secom)

Com pouco mais de 20 mil habitantes, Senador Guiomard está localizada a 24 quilômetros da capital acreana. Desde a semana passada, uma equipe do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) realiza o trabalho de georreferenciamento do perímetro urbano da cidade, com foco nos bairros João Rodrigues e Amoty, onde 555 famílias terão seus imóveis regularizados.

No município, o governo do Estado beneficiou 350 famílias dos bairros Vila Nova Aldeia e Naire Leite I com a posse do título de propriedade. No ano passado, o diretor-presidente do Iteracre, Nil Figueiredo, firmou parceria com a prefeitura para dar celeridade à regularização fundiária urbana na região.

“Estamos aqui desde a semana passada, com previsão de concluir este trabalho de georreferenciamento na próxima sexta-feira [23]. Em seguida, o Iteracre dará início à parte cartorial e memorial de geração de mapas, para que daqui uns cinco meses possamos entregar os títulos à população”, explicou o tecnólogo do Iteracre Walderlins Maia.

A regularização garante segurança e uma série de outros benefícios. Com o título em mãos, o proprietário pode acessar linhas de crédito específicas e oferecer o imóvel como garantia em financiamentos.

Sonho realizado

Israel celebra a conquista de ter seu bairro regularizado (Foto: Angela Peres/Secom)

A regularização fundiária do bairro Amoty é uma demanda antiga dos moradores, que aguardam ansiosos pela aquisição do documento de propriedade de seus imóveis.

O trabalhador rural Israel Reis de Oliveira destacou a importância do título. “Faz muito tempo que esperamos para receber este privilégio, que representa a segurança de uma moradia que deixaremos aos nossos filhos. Saber que somos proprietários de direito das nossas casas é um sonho realizado.”

Segundo Nil Figueiredo, a ação foi definida pelo próprio governador Tião Viana. “Estivemos no município para uma entrega de títulos, e os moradores solicitaram que o bairro deles também fosse regularizado. De imediato iniciamos o trabalho e ainda este ano entregaremos os títulos”, endossou.

Processo de regularização

Regularização fundiária do Amoty é uma demanda antiga dos moradores (Foto: Angela Peres/Secom)

O trabalho de regularização fundiária promovido pelo Iteracre se divide em três momentos: primeiro a equipe realiza a planta da área, em seguida é feito o cadastro dos moradores, onde é aplicado o Laudo de Identificação Fundiária (LIF) e recolhidas as cópias dos documentos pessoais.

Na segunda etapa é executado o georreferenciamento do perímetro urbano e dos lotes, para confecção de mapas e memoriais. Por fim, há o processo jurídico interno, que é encaminhado aos cartórios para registro e abertura de matrícula, para que então os moradores sejam contemplados com a posse do título de propriedade.

A regularização fundiária de um bairro é realizada mediando as ações de infraestrutura: esgoto, saneamento e água tratada. Cada título custaria cerca de R$ 10 mil para o proprietário. Com a política de governo, o documento sai a custo zero.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464