De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), 93,1% dos compromissos assumidos pelo governo do Estado na área da educação já foram cumpridos ou estão em fase de conclusão. Apenas 6,9% dos compromissos ainda não foram concluídos.
Ao todo, a Seplag levantou 158 compromissos do governo do Estado em diversas áreas, além da educação, como cultura, saúde, produção e agronegócio, segurança, infraestrutura, gestão pública, assistência social e tecnologia.
Desse total, 29 compromissos estão relacionados diretamente à educação, dos quais 13 já foram cumpridos, 14 estão em andamento e apenas dois deles ainda não foram iniciados.
Entre os projetos e compromissos já cumpridos e entregues à comunidade pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), estão o projeto Educação Mais Includente, escolas militares, o projeto Caminhos para Melhorar o Aprendizado, os centros de Iniciação de Formação Científica, além do projeto Escolas Inovadoras e Criativas.
Já os projetos que estão em andamento ou em fase de conclusão na SEE estão o Centro de Formação em Práticas Esportivas, Aprender Mais no Ensino Médio, o Ensino Médio Legal, Escola Conectada, a Escola de Formação para os Profissionais da Educação, o projeto Escolas Seguras e o projeto Esporte para Todos.
O projeto Escola Mais Includente, por exemplo, visa assegurar as condições estruturais e pedagógicas para a inclusão na escola regular, bem como a oferta de centros de educação para as pessoas portadoras de necessidades especiais.
No tocante às escolas cívico-militares, o governo do Estado já cumpriu o compromisso, entregando quatro unidades, a saber: Escola Wilson Barbosa, localizada no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco, e inaugurada em 2019; a Escola Militar D. Pedro II, em Cruzeiro do Sul, inaugurada em 2019; a Escola Cívico-Militar Madre Aldegundes, no bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul, inaugurada em 2020; e a Escola Cívico-Militar Berta Vieira, cuja inauguração está prevista para o ano de 2021.
No que diz respeito aos compromissos que estão em fase de conclusão, há o Centro de Formação em Práticas Esportivas, que tem como finalidade desenvolver as políticas públicas e incentivar os profissionais no desempenho de suas funções, interagindo com a sociedade e formando bons cidadãos.
A Escola Conectada, cujo programa está em implementação na SEE, tem como finalidade levar internet e conectividade por meio de uma banda larga de alta velocidade via satélite a todas as escolas urbanas e rurais até o ano de 2024, favorecendo o ensino e a pesquisa dos alunos.