A histórica Gameleira, às margens do Rio Acre, foi palco na tarde desta sexta-feira, 15, das comemorações do aniversário de 56 anos da elevação do Acre a categoria de Estado no Brasil. Antes Território após a Revolução Acreana, o Acre só se tornou Estado em 1962, quando a lei federal 4.070 foi sancionada.
O governador Tião Viana e a vice Nazareth Araújo abriram as comemorações em revista às tropas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em seguida, fizeram a já tradicional troca da bandeira do mastro da Gameleira, um dos maiores símbolos do Acre.
Como 18º governador do Acre, Tião Viana aproveitou para enaltecer que este é um momento de visitar nosso passado, levá-lo consigo para o futuro e celebrar as conquistas de seu governo, que chega este ano ao fim com feitos como o crescimento do PIB, a redução do desmatamento e avanços significativos na educação e produção agroindustrial.
“São 56 desde que o Acre alcançou a condição de Estado após o Movimento Autonomista e este é o meu último ano já nesta solenidade como governador. Aqui homenageamos aqueles que fizeram um esforço a mais pela história, pelo dia a dia, as coisas bonitas que podem dar certo em todo o estado”, destaca o governador.
Para a vice-governadora Nazareth Araújo, filha do primeiro governador eleito do Acre após a autonomia como Estado, José Augusto de Araújo, o momento é sempre de um grande simbolismo.
“A gente vem com muita honra, com muita humildade, agradece a oportunidade dessa condução do Estado ao povo, ao mesmo tempo que deseja ao Acre todo o sucesso, estabelecidas políticas públicas de sucesso. Temos muito que dizer ‘Acre, seja muito feliz e que essa história de muita luta, muita dedicação, produza sempre os melhores resultados’. Que tenhamos sempre muito orgulho de sermos acreanos”, ressalta Nazareth Araújo.
Ordem da Estrela do Acre
A celebração do aniversário do Estado também foi um momento especial para a entrega da Ordem da Estrela do Acre, maior condecoração dada pelo governo do Estado, destinada a personalidades que contribuíram de forma significativa com o desenvolvimento do Acre.
Dezesseis pessoas foram homenageadas com a Ordem em seus diversos graus. Entre eles, o coronel de infantaria Wellington Valone, comandante do Comando de Fronteira Acre, 4º Batalhão de Infantaria de Selva.
Bastante emocionado com a honraria em reconhecimento ao seu trabalho no estado, o coronel Valone declarou: “Que nossa missão, integrada com o governo do Acre, sempre traga benefícios para a nossa sociedade. Eu aprendi a gostar do Acre quando estive como tenente e retornei agora como comandante. O sentimento é de gratidão pelas autoridades e pessoas com quem me relacionei aqui e saibam todos que serei sempre um embaixador do Acre, levando as maravilhas de seu povo que é sempre tão acolhedor”.
Leia também: Governo comemora os 56 anos do Estado do Acre com troca da bandeira e homenagens