Com o objetivo de avaliar meios de logística para manter o abastecimento de gás, combustível e bens de consumo para o Acre – seja por vias terrestres, áreas e fluviais –, a subchefe da Casa Civil, Nazareth Araújo Lambert, representando o governo do Estado, participou nesta sexta-feira, 7, de reuniões, em Porto Velho (RO).
Representantes da Defesa Civil rondoniense, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e diretores das usinas hidroelétricas e o comando do Corpo de Bombeiros de Rondônia participaram do encontro.
Nazareth Araújo afirmou que o governo acreano tem feito todos os esforços para manter o abastecimento de bens de consumo assegurado à população e que o planejamento é necessário para lidar com a cheia do Rio Madeira, em Rondônia, devido à previsão de mais chuvas feita pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
“Nós nos reunimos para equalizar as informações entre os órgãos de Rondônia e federais que estão envolvidos nessa situação da cheia do Rio Madeira e da manutenção do abastecimento e da abertura da estrada no trecho que liga ao Acre”, detalhou Nazareth Araújo.
O inspetor da PRF, Alvarez Simões, reforça que o cuidado de estar sempre à frente da situação que os dois estados enfrentam é de extrema importância. O inspetor frisa que a expectativa, no início da enchente, era de que o tráfego na rodovia que liga Rondônia ao Acre fosse interrompido, contudo permanece até este momento, embora haja algumas restrições.
“Até agora, graças a Deus, estamos com o tráfego fluindo, exatamente porque lá atrás tomamos medidas preventivas. Nesse momento nos preparamos para uma situação de cota acima do que está hoje, de modo que o fluxo para o Acre e distritos rondoniense não seja interrompido”, disse o inspetor.
O empresário Pedro Neves, representante dos atacadistas do Acre, participou das reuniões na Sala de Situação no Corpo de Bombeiros de Rondônia. Neves declarou que as discussões são importantes para manter a classe empresarial inteirada de tudo que ocorre, além de possibilitar discutir sobre as melhores maneiras de levar cargas ao estado.
Agradecimentos à FAB
Após a reunião, Nazareth Araújo esteve na Base Aérea de Porto Velho (BAPV) para agradecer, em nome do governo do Acre, ao apoio que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem prestado ao povo acreano no transporte de hortifrutigranjeiros e outros produtos entre Rondônia e Acre.
“Ainda que estejam passando caminhões pela BR, tem sido fundamental para nós esse apoio, porque agiliza o transporte de muitos produtos e evita que eles faltem no mercado local”, destacou a subchefe da Casa Civil.