Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo discute investimentos em piscicultura no Pirã de Rã e na Baixa Verde – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo discute investimentos em piscicultura no Pirã de Rã e na Baixa Verde

Muitos produtores participaram da primeira reunião sobre os investimentos de piscicultura na região (Foto: Leônidas Badaró)
Muitos produtores participaram da primeira reunião sobre os investimentos de piscicultura na região (Foto: Leônidas Badaró)

O governador Tião Viana, em agenda em Brasília na semana passada, obteve recursos para o ingresso de novos produtores familiares na piscicultura.

A ideia é aproveitar o investimento do Banco Mundial (Bird) para permitir que novas famílias possam se juntar ao programa que está mudando a realidade dos pequenos criadores de peixes no estado.

Dois locais, por apresentarem condições adequadas para a piscicultura, surgem como favoritos para receber esses recursos por meio da construção de novos tanques para o desenvolvimento da atividade: Projeto de Assentamento Pirã de Rã e Projeto de Desenvolvimento Sustentável Nova Baixa Verde, ambos localizados no município de Senador Guiomard.

O primeiro passo para iniciar a implantação da piscicultura nesses locais é discutir os benefícios que a atividade irá proporcionar aos produtores. No próximo sábado, 14, a comunidade da Baixa Verde recebe gestores do governo do Estado e representantes do Incra para mais uma rodada de conversas sobre o programa de criação de peixes.

Na semana passada, encontro semelhante já foi realizado e os produtores tiveram a primeira oportunidade de saber que irão participar de forma efetiva de toda a construção do programa, como explica Glenilson Figueiredo, secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

“Essas reuniões são importantes para que entendam que todas as ações serão discutidas com os produtores rurais. Nada será decidido sem a participação da comunidade. São recursos que priorizam a coletividade, como forma de mudar a realidade dessas famílias”.

Garantia da comercialização

Fátima Maciel, presidente do STR em Rio Branco e uma das primeiras moradoras do Baixa Verde, acredita que projeto vai ser importante para a comunidade (Foto: Leônidas Badaró)
Fátima Maciel: “Projeto será importante para a comunidade” (Foto: Leônidas Badaró)

Uma das principais vantagens é a garantia da comercialização de toda a produção. O Complexo de Piscicultura do Acre adquire peixes do vizinho estado de Rondônia, já que a produção de peixes no Acre ainda é insuficiente para atender a demanda.

“Nossa intenção é usar tecnologia para chegar a uma produção anual de 1,5 mil toneladas de peixe na Baixa Verde e mais 500 toneladas no Pirã de Rã, disse Tião Viana, em conversa com a imprensa na última quarta-feira, 11.

Fátima Maciel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco e uma da primeiras moradoras da Baixa Verde, elogiou a iniciativa. “O que a gente vê aqui é uma possibilidade de termos uma renda mensal e aproveitar a água em abundância que dispomos nas nossas propriedades.”

A reunião com a comunidade da Baixa Verde será realizada na tarde deste sábado, 14, às 15h30.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464