O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou nesta semana da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília.
A conferência se iniciou na terça-feira, 5, com o tema central “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”, abordando cinco eixos principais definidos na Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), sendo esses: de Financiamento; Controle Social; Articulação entre Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e transferência de renda.
A chefe da pasta, Maria Zilmar da Rocha, destacou o compromisso do governo do Estado com as políticas de assistência social e ações que serão inseridas nas próximas conferências.
“Vamos implementar a participação da sociedade civil organizada nas conferências nacionais, estaduais e municipais e, a partir dessas conferências, nós melhoraremos o Sistema Único de Assistência Social [Suas]”, explica.
A representante dos usuários do Suas, Karine Puyanawa, protagonizou o evento, destacando ações da Assistência Social que, “apesar das dificuldades geográficas, têm chegado às famílias”, além do acesso a oportunidades.
“O Suas melhorou a nossa alimentação, passamos a ter acesso à iluminação e ao conhecimento dos nossos direitos na assistência social, pelo Suas. Estou na presidência do Conselho Municipal de Assistência Social de Mâncio Lima, sendo a primeira usuária indígena a ocupar uma vaga na presidência do CNAS”, ressaltou.
As atividades estão sendo realizadas no Centro Internacional de Convenções, que reúne 2,5 mil pessoas, sendo 12 delegados do Acre e um total de 1.842 delegados governamentais e da sociedade civil (usuários, trabalhadores e organizações sociais) democraticamente eleitos nas 27 conferências estaduais e do Distrito Federal, vindos das 5.370 conferências municipais.