Após investimentos em ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água em Brasileia e Assis Brasil, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realiza a manutenção predial das unidades do Depasa nos municípios. Com mais de 90% dos serviços executados, a entrega das obras devem ser realizadas neste mês de abril.
Executados com recursos próprios, os projetos contemplam a reforma da estrutura física do laboratório, da casa de química, da casa de cloração e depósito. As intervenções irão corrigir desgastes causados pela ação do tempo e melhorar o ambiente, bem como as condições de trabalho de gestores e técnicos.
“Além do cuidado com as estruturas, a saúde e bem-estar dos nossos servidores também é prioridade para nós. Atendendo a recomendação do governador Gladson Cameli, planejamos e acompanhamos o trabalho das equipes, para que tudo funcione da melhor maneira possível”, destaca a presidente do Depasa, Waleska Dessotti.
Além da manutenção dos prédios do Depasa em Assis Brasil e Brasileia, nesta primeira etapa a ação contempla a Oficina de Mecânica e Elétrica localizada no Segundo Distrito de Rio Branco, divisão que atende as sedes do Depasa no interior.
O projeto contempla melhorias de espaços internos e externos. A execução do serviço inclui pintura, troca de piso e cobertura, além de melhoria das instalações elétricas e hidráulicas.
Avanços no interior
Com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o governo do Acre concluiu a obra de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição do sistema de abastecimento de água de Brasileia. O investimento foi de mais de 1,4 milhão.
Atualmente com capacidade para produzir 150 litros por segundo, a unidade de Brasileia produz o suficiente para atender a demanda da população do município, estimada em 26.702 habitantes. Os próximos investimentos devem contemplar a ampliação da rede de distribuição e ações de combate ao desperdício.
“Garantir o acesso à água tratada para todas as pessoas é uma das prioridades do governo. Com as ações emergenciais já avançamos muito, e continuaremos empenhados, unindo forças, para avançar ainda mais”, enfatiza Waleska Dessotti.
Em Assis Brasil, os primeiros investimentos da gestão Gladson Cameli permitiram aumentar a capacidade de produção. Funcionando 14 horas ininterruptas, o sistema de abastecimento de Assis Brasil produz cerca de 40% mais do que é necessário para atender a demanda do município.