Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo do Acre: um Estado combativo às hepatites virais – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo do Acre: um Estado combativo às hepatites virais

No dia 28 de julho, o mundo inteiro celebra a luta contra as hepatites virais, doença silenciosa que ataca o fígado e nem sempre apresenta sintomas.

Talvez poucas pessoas saibam, mas o governo do Estado do Acre carrega um histórico combativo à doença, com grandes resultados constituídos ao longo de quase três décadas.

Formado em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o governador Tião Viana é doutor em medicina tropical pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Em 1999, Tião Viana convidou o médico Raymundo Paraná e os especialistas Tarik Asselah e Cristian Trepo (França) e Michael Manns (Alemanha), para uma intensa frente de pesquisa no Acre (Foto: Arquivo Sesacre)

Com todo esse preparo, os combates iniciais contra a doença se iniciaram no fim da década de 1990, quando Tião Viana era senador da República e convidou o médico hepatologista Raymundo Paraná e os especialistas Tarik Asselah e Cristian Trepo (ambos da França) e Michael Manns (Alemanha), para uma intensa frente de pesquisa quanto ao caráter epidemiológico e clínico das hepatites virais na Amazônia. A ação se deu por meio do Programa Saúde Itinerante.

Os estudos contribuíram para mapear a distribuição das hepatites B, C e Delta não só no Acre, mas em todo o país.

À época, o estado concentrava uma quantidade grande de pacientes com cirrose hepática e câncer de fígado. O resultado das pesquisas do grupo foi exitoso, e novas ações foram patrocinadas pelo Ministério da Saúde, desde a capacitação de pessoas, a criação do curso de medicina do Acre, e de um programa de vacinação pioneiro contra a hepatite B, que atingiu 90% da população.

Serviço de Atendimento Especializado (SAE)

Arquivo Sesacre1
O Serviço de Atendimento Especializado foi criado em 2001. É também conhecido como Unidade do Fígado e Doenças Tropicais (Foto: Arquivo Sesacre)

No início da década de 2000, durante a gestão de Jorge Viana no governo e Tião Viana no Senado, foi criado o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), também conhecido como Unidade do Fígado e Doenças Tropicais. A unidade trata de várias patologias além das hepatites, como tuberculose, aids e outras doenças do fígado.

O SAE possui 15 médicos infectologistas, um pediatra, um clínico-geral, dois gastroenterologistas, dois assistentes sociais, um odontólogo e uma educadora.

Funcionando há seis anos no Hospital das Clínicas (HC), a unidade não recebe apenas pacientes do Acre, mas de outros estados e até países, como Amazonas, Rondônia, Bolívia e Peru.

Marco histórico: Acre realiza transplantes de fígado

transplante1
Os transplantes de fígado iniciaram em 2014, numa parceria com o médico Tércio Genzini. Atualmente, 12 transplantes já foram realizados em Rio Branco (Foto: Arquivo Sesacre)

Sem dúvida uma das maiores conquistas do governo do Estado na luta contra as hepatites virais foi a autorização concedida pelo Ministério da Saúde ao HC para a realização de transplantes de fígado.

O marco se iniciou em 2014, por meio de uma parceria com o médico Tércio Genzini, diretor do Grupo Hepato (SP), que é parceiro do Acre para a implementação do trabalho de captação e transplantes de fígado.

Atualmente, 12 transplantes já foram realizados em Rio Branco, caracterizando um marco na saúde pública estadual.

Acre é o segundo estado a receber medicamento revolucionário

No ano passado, graças aos esforços do governo, o Acre foi o segundo estado brasileiro a receber as medicações Sofosbuvir e Declatasvi, consideradas revolucionárias no tratamento contra a hepatite C, pois aumentam em mais de 90% a chance de cura da doença. Atualmente, a medicação é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

O paciente Álvaro Melo faz tratamento há 19 anos e foi um dos primeiros a fazer a cirurgia de transplante de fígado.

“São 19 anos de muita luta. No início eu fiz parte do estatuto da Aphac. Só tenho a agradecer ao governo e a todos que se envolveram nessa luta. Agora estou preparado para tomar essa medicação, que vai devastar o vírus C dos pacientes do Acre. É uma vitória muito grande”, comemora Melo.

Já Francisco Marinheiro veio do Rio Grande do Norte em busca de tratamento médico contra a hepatite C. “Houve um tempo em que, no Acre, os portadores de hepatites precisavam deixar o estado para realizar seu tratamento em outras cidades, a maioria com dificuldades e longe da família. Hoje, a realidade é outra: a gente vem de outros estados fazer esse tratamento aqui. Eu sou muito grato ao governo por isso”, depõe.

Merieux: o laboratório de estudos revolucionários

Outra grande conquista do governo do Acre foi a cooperação com o a Fundação Francesa Merieux, que resultou na implantação do Centro de Infectologia Charles Mérieux, o primeiro laboratório de biologia molecular do Acre, e o segundo do país.

O laboratório é destinado principalmente aos estudos, pesquisas científicas e análises clínicas das hepatites virais, e também de vírus que só circulam por aqui, como o vírus oropouche, além daqueles de impacto mundial como os da zika, chikungunya e dengue. O laboratório foi implantado este ano, no Hospital das Clínicas.

O protagonismo do governo na luta contra as hepatites

Ao longo de quase três décadas, foram essas as ações e esforços do governo na luta contra as hepatites virais. O protagonismo vem resultando em avanços significativos, a partir de um trabalho desenvolvido com base em resultados determinantes para o desenvolvimento da assistência médica aos portadores de doenças do fígado no Acre.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464