Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo do Estado e Dnit iniciam obras da Avenida Marinho Monte – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo do Estado e Dnit iniciam obras da Avenida Marinho Monte

Após um pedido da população de Brasileia, Tião Viana assumiu a recuperação da Avenida Marinho Monte, junto ao Dnit (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Após pedido da população de Brasileia, Tião Viana assumiu recuperação da Avenida Marinho Monte junto ao Dnit (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana esteve em Brasileia na manhã desta quarta-feira, 24, onde deu início, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), às obras de recuperação da Avenida Marinho Monte. O anúncio foi dado para a população da cidade, em um grande ato, na própria avenida.

A Avenida Marinho Monte é hoje a mais importante de Brasileia, reunindo os maiores comerciantes da região e sendo a porta de saída para Assis Brasil e o Peru, por meio da BR-317. Ainda assim, seu estado é de total degradação, tomada por buracos, lama e poeira.

Há algum tempo, um grupo de empresários de Brasileia, angustiado com a situação da avenida, fundou o movimento SOS Marinho Monte e buscou ajuda com o governador Tião Viana.

Mesmo a avenida sendo de responsabilidade da prefeitura, que não iniciou nenhum trabalho de recuperação, e vendo a importância da avenida para a população, Tião Viana resolveu assumi-la junto ao Dnit.

Cerca de 1,6 mil metros da avenida serão recuperadas com reforma da base, asfaltamento e calçamento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Cerca de 1,6 mil metros da avenida serão recuperadas com reforma da base, asfaltamento e calçamento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Por oito vezes eu pedi à prefeitura que deixasse o governo do Estado fazer essa avenida, e todas me foram negadas. Mas hoje estamos iniciando uma obra que vai custar em torno de R$ 5 a 6 milhões, para que a população de Brasileia possa se sentir representada e admire um de seus espaços mais importantes”, disse o governador Tião Viana.

Recuperação completa

O governo e o Dnit recuperarão cerca de 1,6 mil metros da avenida. O supervisor de obras do Dnit no Acre, Tiago Caetano, explicou que será feita a raspagem da via, com uma nova base em mistura de solo e brita, além do asfaltamento completo e das calçadas.

O Dnit protocolou documento para retirar os direitos da prefeitura de Brasileia de executar obras na avenida, que também faz parte da BR-317.

Um dos fundadores do SOS Marinho Monte, o comerciante Cláudio Amorim, revelou: “Procuramos a prefeitura várias vezes, que não nos recebeu adequadamente e disse que não tinha como fazer a obra. Mas o governador Tião Viana nos recebeu de braços abertos e, dessa vez, vai sair a [Avenida] Marinho Monte, algo que esperamos há dez anos”.

A luta pela recuperação da Avenida Marinho Monte também contou com o apoio dos deputados estaduais Leila Galvão, Daniel Zen, Lourival Marques e Jonas Lima e do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Ney Amorim, além dos deputados federais Leo de Brito e Raimundo Angelim e do senador Jorge Viana.

População esperançosa

“Muitas vezes, vamos passando e os carros jogam lama na gente”, conta Eurides da Silva, que sonha com a recuperação da avenida (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Muitas vezes, vamos passando e os carros jogam lama na gente”, conta Eurides da Silva, que sonha com a recuperação da avenida (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Moradora de Brasileia, a jovem Eurides da Silva não consegue andar de bicicleta na Marinho Monte. Ela se vê obrigada a descer do transporte e puxá-lo em alguns trechos. “É muito complicado andar de bicicleta aqui. Muitas vezes, vamos passando e os carros jogam lama na gente”, revelou. Com a obra começando, o sonho de mobilidade volta para a jovem: “Tomara que isso se realize mesmo, porque estamos precisando muito. É isso que a população espera”.

Proprietário de uma papelaria na avenida, o empresário Alison da Mota é outro que diz sofrer com o estado em que a via se encontra. “É muito difícil aqui. Nós, empresários, reunimo-nos para pedir providências. O comércio fica bem difícil assim. Eu quero parabenizar o governo do Estado por esse benefício que ele está trazendo.”

O que disseram

“É um sentimento de alívio que temos hoje. Agradecemos ao governador, porque o povo de Brasileia merece.” – Júnior Vale, fundador do movimento SOS Marinho Monte.

“Eu nasci nesta avenida, que hoje é uma das principais de Brasileia. E nós sonhamos juntos para que sua recuperação saísse. Agora, temos esse grande resultado, ao nos unirmos pela Marinho Monte.” – Leila Galvão, deputada estadual.

“Aqui, com o movimento que a população organizou, mostramos o que é possível ao unir esforços conjuntos – um ganho de puro desenvolvimento para Brasileia ” – Lourival Marques, deputado estadual.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464