Em época de pandemia, o Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET) deu início a campanha de incentivo para que os acreanos optem por produtos locais para que as empresas e os empregos não sejam prejudicados.
“No Acre, são produzidos mais de 700 itens de formalizados. Procure nas embalagens o nome e o endereço do fabricante e compre produtos regionais”, pede a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.
Os mais de 700 deles podem ser encontrados nos grandes supermercados e nos pequenos comércios dos bairros. Além desses, cerca 300 produtos, que ainda não possuem formalização, são vendidos diretamente do produtor para o consumidor.
A maior parte dos acreanos desconhece o que é produzido no Estado. Por isso, antes mesmo da pandemia, a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo programava campanha de incentivo à compra dos produtos da região.
O objetivo é divulgar os produtos e destaca-los em algumas redes de supermercados para que seja mais fácil de identifica-los.
“Queremos desmistificar a história de que o Acre não produz nada. Muitos acreanos dizem isso por desconhecerem a produção do Estado. O Acre produz muito e produz produtos de qualidade. Temos aqui da vassoura ao sorvete, passando pelo café, pela água sanitária e por muitos outros”, explica Sinhasique.
Com a chegada da Covid-19, a campanha foi antecipada nas redes sociais para ajudar as empresas locais a vencerem a crise trazida pela pandemia.
Veja abaixo a lista de produtos acreanos: