O governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra), iniciou na segunda-feira, 14, a reforma da Rádio Aldeia FM, em Cruzeiro do Sul. A obra faz parte de um pacote de investimentos para fortalecer o sistema público de comunicação do Acre.
Com o aporte de R$ 128 mil, o espaço será beneficiado com nova cobertura, restauração dos sistemas elétrico e hidráulico, além de pintura e modernização da identidade visual da emissora. A previsão de entrega é para o mês de abril.
O titular da Seinfra, Cirleudo Alencar, enfatiza a importância do trabalho coeso entre as pastas do governo, que, neste caso, aprecia um dos mais importantes instrumentos de comunicação dos acreanos.
“Estamos valorizando a rádio, que é quem leva informação às regiões mais distantes e sem acesso à internet. Por determinação do governador, trabalhamos para priorizar o servidor e acolher melhor o cidadão que procura a unidade para se informar ou transmitir um recado”, pontuou o gestor.
Nayara Lessa, titular da Secom, lembra que, além do setor da comunicação, outras unidades de órgãos públicos vêm sendo revitalizadas pelo governo e que a iniciativa é a garantia de melhoria dos serviços prestados. “É prioridade da gestão estadual valorizar o servidor público, garantindo-lhe melhores condições de trabalho”, destacou.
Composta por 10 funcionários, entre eles jornalistas, radialistas, fotógrafo e equipe técnica, a Rádio Aldeia leva entretenimento e informação, com a produção de cinco programas diários, que alcançam mais de 100 mil ouvintes de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Guajará, no Amazonas. Além disso, parte da equipe é responsável por divulgar, por meio da Agência de Notícias do Acre, ações das pastas do governo no Juruá. Com média de 20 matérias enviadas mensalmente ao site, foram mais de 140 produções em 2021, que atualizaram o acreano sobre os benefícios da gestão para a regional.
O diretor da unidade, Erisney Mesquita, lembra que desde a inauguração, em 2002, o prédio recebia apenas serviços de pintura e manutenção e que a gestão de Cameli recebeu a rádio em condições precárias, com problemas de infiltrações e desgaste nos sistemas elétricos, de esgoto e hidráulico, o que impossibilitava condições mínimas de trabalho. Foi quando a direção buscou parcerias e, no início de 2019, uma sociedade com a iniciativa privada propiciou investimento de quase R$ 50 mil em melhorias no ambiente e aquisição de novos equipamentos.
Em suas palavras, o diretor externou sua gratidão ao governador e secretários pela reforma. “Agradeço ao Gladson Cameli, por acreditar no nosso trabalho, e aos gestores Nayara Lessa e Cirleudo Alencar, por não medirem esforços para suprir as necessidades da equipe. Estamos muito felizes por saber que teremos condições mais dignas para desempenhar a nossa função”, celebrou.
O governo também vai investir na aquisição de equipamentos de última geração, para modernizar e ampliar a cobertura das rádios institucionais em todo o estado.