Durante a gestão do governador Gladson Cameli, o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr realizou a entrega de mais de 4.500 certificados e diplomas de conclusão, em diferentes cursos técnicos ou de qualificação profissional, por todo o Acre. E nessa quarta-feira, 30, mais 148 entregas somam-se a esse número expressivo de pessoas capacitadas para o mercado de trabalho.
A cerimônia de formatura aconteceu no estúdio de gravação localizado na sede do instituto, em Rio Branco, sendo transmitida por videoconferência. Os educandos dos cursos técnicos em Aquicultura, Pesca e Recursos Pesqueiros acompanharam de suas residências e realizaram o juramento juntamente com os colegas de turma que representaram a todos durante a fala.
Os cursos são do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Mediotec, e foram executados pelos centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts) da rede Ieptec, sendo: 55 formandos pelo Cept João de Deus, abrangendo os municípios de Plácido de Castro e Acrelândia; 10 pelo Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora), em Cruzeiro do Sul; e 83 pelo Cept Roberval Cardoso, alcançando Rio Branco, Brasiléia, Assis Brasil e Porto Acre.
Para Ivan Bernardo Magalhães “é uma enorme honra estar aqui representando todos os meus colegas de curso. Receber esse diploma é uma grande oportunidade que estou tendo, de agora poder atuar na minha área e colocar em prática tudo o que aprendi no curso”, comemorou o formando do Curso Técnico em Pesca, que participou presencialmente da transmissão e realizou o juramento em nome de todos os colegas de turma.
De acordo com a coordenadora-geral do Cept João de Deus, Rose Barlatti, “a sensação é de dever cumprido em poder entregar esses quase 150 diplomas. Agora essas pessoas estão profissionalizadas e aptas a exercerem um ofício. A palavra do dia é gratidão por esse momento”, salientou.
“O Ieptec tem a missão de certificar e diplomar pessoas em educação técnica e profissional. Hoje mais algumas turmas foram diplomadas, com educandos de várias localidades. É uma alegria poder contribuir com a formação e com o futuro dessas pessoas”, falou o presidente do Ieptec, Carlos Sérgio Peres.