O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), reuniu-se em Brasília, nesta quarta-feira, 24, com o gerente de Controle e Fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcos Roberto Eurich, para solicitar celeridade na análise do pedido de homologação do balizamento da pista de pouso do aeródromo de Tarauacá.
A agilidade na análise do processo visa a maior rapidez na autorização, para que o aeródromo possa operar também com voos noturnos. “Esse é um compromisso do governador Gladson Cameli, para atender às necessidades de transporte da população, principalmente em situações de emergência, quando é preciso transporte noturno para salvar vidas”, explicou o presidente do Deracre, Sócrates Guimarães.
O gestor lembrou que, com investimentos de R$ 19 milhões e um plano de recuperação dos aeródromos aprovado pela Anac, o governo tem promovido a integração e cumprido o compromisso de tirar o estado do isolamento, via transporte aéreo.
“Somente com com investimentos do Estado, os aeródromos iluminados do Acre contabilizaram mais de dois mil voos aeromédicos em 2023”, disse.
A reunião contou com a presença da diretora de Expansão e Planejamento do Deracre, Sula Ximenes; do chefe da divisão, Júlio Martins; e da chefe da Divisão de Convênios, Gina Maria Oliveira.