Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo e Bonal comemoram reativação da indústria de palmitos – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo e Bonal comemoram reativação da indústria de palmitos

Os governos federal e estadual cumprem compromisso com a comunidade da Bonal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governos federal e estadual cumprem compromisso com a comunidade da Bonal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Na véspera do Dia do Trabalhador, comemorado neste domingo, 1 de maio, a comunidade do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Bonal (PDS), em Senador Guiomard, e o governador Tião Viana comemoraram a reativação da indústria de palmitos.

Na manhã deste sábado, 30, na Escola Bom Destino, à beira do ramal recém-beneficiado, governo e comunidade firmaram com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o investimento de R$ 1,4 milhão para que a indústria volte a funcionar.

O empreendimento começou na década de 1990, dois anos depois de Raimundo Alves, presidente da Cooperativa Agroextrativista Bom Destino, chegar ao Assentamento.

As duas histórias marcam os desafios do trabalho e o desenvolvimento no Acre. Alves nasceu em Sena Madureira, trabalhou como professor com o padre Paolino e depois como comerciante nos rios do local. Com o declínio do trabalho, encontrou na Bonal uma oportunidade de crescer junto dos companheiros.

Investimentos garantem cidadania e renda para a comunidade rural (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Investimentos garantem cidadania e renda para a comunidade rural (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Assim como o trabalhador, a indústria passou por instabilidade, e agora entra no desafio da modernidade: produzir com qualidade, boa rentabilidade e responsabilidade ambiental. Afinal, o PDS, com mais de dez mil hectares, tem 90% de sua cobertura florestal preservada.

Criado em 2005, o PDS Bonal tem uma produção forte também na extração do látex, que é enviado para a fábrica de preservativos Natex, de Xapuri.

Aliando o trabalho comunitário, a indústria produzia de três a quatro mil potes de palmito de pupunha por dia. Trinta pessoas trabalhavam diariamente e quase todas as 208 famílias forneciam a iguaria.

Alves relembra os números e espera que agora a retomada seja ainda maior: “Esse é o primeiro passo para reerguer esse projeto, com o apoio dos governos federal e estadual. Hoje é uma festa poder ver essa nova fase da indústria. A gente estava com a produção parada, vendendo o palmito terceirizado e perdendo muito dinheiro. Com a produção sendo aqui, agregando valor, o resultado vai ser muito melhor”.

Com o investimento do Incra e a parceria do governo do Estado, a comunidade segue rumo a um ambiente de prosperidade. “Esse dia é de pura felicidade. Nós temos no país um projeto de desenvolvimento, e sem união não vamos muito longe. Queremos ver essas crianças como futuras donas de seus lotes na comunidade. Com a assinatura desta ordem de serviço para a revitalização da indústria, os trabalhos já começam na segunda-feira [2]”, afirma Márcio Alércio, superintende do Incra no Acre.

Comunidade e governo

“A abertura dos quase 30 quilômetros de ramal vai facilitar o escoamento da produção. Junto com a reativação da indústria, vai incentivar os trabalhadores rurais a voltar a produzir, fortalecendo e motivando a comunidade”, diz Glenilson Figueiredo, titular da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado (Seaprof)

No evento, foi celebrada ainda a entrega de 12 quilômetros de melhoramento do ramal, kits com blusa e computadores para a escola – entre as quinze melhores do estado -, apoio para crédito rural, anúncio de investimentos em pequenos negócios, como costura e corte de cabelo, além da entrega de um trator, por meio da Seaprof.

“Isso é construir um ambiente de libertação econômica para as famílias da Bonal. A gente conseguiu avançar muito em quinze anos. O caminho é o trabalho. Se estivermos de mãos dadas, vamos ver todos esses trabalhadores vencer. Estamos avançando na construção da cidadania”, afirma o governador Tião Viana.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464