Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo e classe empresarial tratam sobre possibilidade de reabertura do comércio – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
organização

Governo e classe empresarial tratam sobre possibilidade de reabertura do comércio

A reabertura do comércio foi tratada durante videoconferência nesta terça-feira, 28, pela equipe de governo e presidentes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços Agrícolas do Acre (Acisa), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AC), Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio-AC) e Federação das Industrias do Estado do Acre (Fieac-AC).

De maneira unânime, os representantes da classe empresarial e industrial defenderam a retomada do comércio de forma gradativa e com os devidos cuidados de higienização, utilização de máscaras e limitação de clientes no interior dos estabelecimentos.

Possibilidade de reabertura foi debatida entre governo e classe empresarial Foto: Marcos Vicentti/Secom

O presidente da Acisa disse estar preocupado com a baixa da economia e, sobretudo, com as consequências que isso já está causando. Celestino Bento citou o fechamento de empresas e crescimento do desemprego no Acre. Para ele, a reabertura do comércio é necessária, assim como a adoção de medidas de segurança sanitária para evitar a proliferação do vírus.

“Estamos preocupados neste momento tão crítico e delicado de saúde pública. Temos que salvar vidas, salvar empresas e salvar empregos. Este é um denominador que precisamos entrar em um meio termo para que não haja um desgaste em ambas as partes. A Acisa tem conversado com todos os segmentos e propondo a reabertura do comércio gradativamente e conforme manda a OMS. Obedecendo todos os cuidados com seus colaboradores e clientes, como a utilização de máscaras e evitando qualquer tipo de contato”, salientou.

Presidente da Acisa é favorável a retomada gradativa do comércio com adoção de medidas de segurança sanitária Foto: Marcos Vicentti/Secom

Prioridade do Governo do Acre é salvar vidas

O secretário da Casa Civil foi enfático ao afirmar que a principal prioridade do governador Gladson Cameli é salvaguardar vidas. Ribamar Trindade compreende a crise enfrentada pelo setor empresarial, mas que neste momento, o Estado está focado em ações de enfrentamento ao novo coronavírus e não tomará decisões precipitadas que venham prejudicar a população.

“O governador Gladson Cameli vem demonstrando que salvar vidas é a prioridade número um. A quantidade de novos leitos de UTI foi ampliada, equipamentos e insumos estão sendo adquiridos, apesar de todas as dificuldades, e o Estado também está empenhado para contratar novos profissionais para a Saúde”, pontuou.

O mesmo ponto de vista também foi defendido pelo secretário de Saúde. Apesar de todos os esforços adotados antes mesmo da confirmação dos primeiros casos da doença no Acre, a estrutura existente não será capaz de atender todos os pacientes que precisarem de cuidados hospitalares, como vem acontecendo em vários países.

“A situação de pandemia é extremamente preocupante. Nosso vizinho estado do Amazonas já entrou em colapso e com o número crescente de novos casos confirmados e óbitos. Queremos evitar que isso aconteça em nosso estado. Além de todos os investimentos que estamos fazendo, entendemos que o distanciamento social, uso de máscara e demais cuidados são fundamentais para conter o vírus e tentar evitar o pior”, revelou Bestene.

Segundo o procurador-geral do Estado, João Paulo Setti,  o governo já possui datas pré-estabelecidas para a retomada das atividades, porém, a medida só será colocada em prática com a confirmação na redução do número de casos de coronavírus e rigorosa análise do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

“Com os devidos cuidados que serão estabelecidos no decreto, no dia 4 de maio será concedida a reabertura do comércio. No dia 18 de maio, será a vez do retorno do serviço público, e no dia 1º de junho, a retomada das aulas. No entanto, o cronograma de reabertura depende da avaliação criteriosa da comunidade científica, e pode ser revisto a qualquer tempo. Tudo isso dependerá de uma criteriosa avaliação por parte de especialistas”, enfatizou.

Ao fim da reunião, uma cartilha contendo regras para a reabertura do comércio foi entregue pela classe empresarial ao governo do Estado. Além da avaliação das propostas, ficou definido um novo encontro nesta quarta-feira, 29, com a presença do governador Gladson Cameli e da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.

O encontro contou com a participação da secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique; da secretária da Fazenda, Wanessa Brandão; do secretário de Planejamento, Ricardo Brandão; do secretário municipal da Casa Civil, Márcio Oliveira; do presidente da Fieac, José Adriano; do presidente da Fecomécio-AC, Leandro Domingos; e do presidente da Abrasel-AC, Paulo Brum.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464