O governador Tião Viana, juntamente com o diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Gustavo Adolfo Andrade, e equipes técnicas do órgão e do governo do Acre, realizaram nesta sexta-feira, 3, inspeção técnica para verificar as condições da BR-364, nos trechos entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá. A agenda foi acompanhada pelos deputados federais, César Messias e Léo de Brito e, pelo deputado estadual Lourival Marques.
“Nós tivermos um gasto médio superior a R$ 2 milhões por quilômetro na BR-364. O Dnit assegurou que no momento não poderá fazer a manutenção, nas condições adversas registradas no Acre, por menos de R$ 3,5 milhões o quilômetro. Isso quer dizer que, vamos ter uma camada de brita rachão na base e ela vai ser refeita onde estiver de ser, para que possa durar e assegurar o direito de ir e vir do cidadão”, afirmou o governador.
O diretor do Dnit destacou que a inspeção serve para averiguar os danos ocasionados pelo grande volume de chuvas registrado na região. “Vamos avançar num estudo para definir o que deve ser aplicado nesta área, para recuperar todo o trecho”, afirmou Andrade.
Desde 2011 o acesso ao Vale do Juruá é permanente, de inverno a verão. Agora, o governo do Estado e o governo federal unem esforços para manter dar essa garantia aos acreanos.
Esforço parlamentar
Os deputados federais presentes asseguraram manter os esforços em Brasília para buscar resultados exitosos que garantam a recuperação dos trechos. “A ideia é mostrar a realidade da BR-364. Aqui sempre houve manutenção constante do governo e agora, o Dnit sendo o responsável, avança no processo de recuperação”, destacou César Messias.
Léo de Brito pontuou que o apoio de toda a bancada é fundamental, pois essa é uma estrada importante para integrar todo o Estado. “Aqui a gente vê o esforço do governador Tião Viana, e agora o Dnit, no avanço das obras”, afirmou o deputado.
O trabalho na BR-364 é algo que está sendo discutido constantemente na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). “Estamos debatendo insistentemente com a base do governo e discutindo com a oposição. O objetivo é avançar nos diálogos para que se mantenha a trafegabilidade na rodovia”, frisou Lourival Marques.