Celebrando as ações do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) realizaram nesta segunda-feira, 16, a aula inaugural dos cursos de especialização para os educadores de Rio Branco.
A solenidade foi realizada no anfiteatro Garibaldi Brasil da universidade, e celebra a terceira edição do programa, que ocorre no Acre graças à parceria entre SEE, Ufac e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Os cursos de Gestão Escolar e de Coordenação Pedagógica para a rede pública de ensino, este ano, terão mais de 600 educadores atendidos nos 22 municípios, distribuídos em cinco polos regionais: Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.
Cleide Prudêncio, diretora de inovação da SEE, reforça que as especializações são parte do plano de desenvolvimento educacional do Estado. “Nossa parceria de sucesso vem durando há três anos, tendo sido atendidos mais de mil educadores acreanos”, destacou.
Os cursos serão desenvolvidos na modalidade de Educação a Distância (EaD), com apenas quatro encontros presenciais. Já tiveram início as atividades em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá, sendo adiada apenas a aula inaugural de Brasileia, em virtude da enchente ocorrida.
Minoru Kinpara, reitor da Ufac, enfatizou a parceria de sucesso entre a instituição federal e o governo do Estado. “Cerca de 90% dos professores da educação básica foram formados por esta faculdade, ou seja, a Ufac está sempre envolvida com o desenvolvimento dos profissionais da educação, e oferece, sempre que possível, novas maneiras de expandir os conhecimentos e garantir o crescimento na qualidade de ensino”, disse.