Na manhã desta quinta-feira, 26, Rio Branco recebeu mais reforço do governo do Estado para o combate à malária.
As ações integradas entre Estado e municípios têm resultado na diminuição de cerca de 36% dos casos de malária registrados em maio, comparados ao mesmo período do ano passado.
No Acre, em 2017, foram registrados mais de 36 mil casos da doença, sendo que 97% estão concentrados no Juruá, entre Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
Ao longo dos últimos meses, as ações de combate à malária estão sendo intensificadas por meio das equipes de cada região que atuam no controle de serviço e monitoramento da doença.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) tem desenvolvido, com o apoio do Ministério da Saúde, o Plano de Demanda de Investimento de Eliminação da Malária Falciparum, com um investimento de R$ 2,6 milhões, realizando a entrega de 13 camionetes, 30 motocicletas, 48 microscópios e outros equipamentos como pulverizados e computadores.
O secretário de Saúde, Rui Arruda, enfatiza que o investimento é mais um suporte aos municípios para auxiliar a equipe de vigilância, melhorando a fiscalização da doença. “O valor do investimento no estado é superior a R$ 2 milhões – a maior parte no Juruá, já que a região é a que concentra maior número de casos da doença. Com a entrega desses equipamentos, poderemos dar continuidade às ações de combate à malária.”
A capital acreana recebeu nesta quinta uma camionete, uma moto, além de microscópio, pulverizador, computador, impressora, ar-condicionado e bebedouro.
O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, destaca a parceria. “Esses equipamentos vão nos ajudar na conclusão do mapeamento e levantamento das áreas endêmicas no município. Com isso, continuamos com o desafio de erradicar a malária.”
Na próxima semana, a Sesacre deve contemplar mais municípios com a entrega de veículos e equipamentos.