O governo do Estado realizou na manhã desta quinta-feira, 5, mais uma etapa da regularização fundiária do Acre, com a entrega de 300 títulos de legitimação de posse para moradores da comunidade Itucumã, localizada entre Rio Branco e Senador Guiomard. O evento foi realizado na Escola Municipal Boa União, no ramal do Garapeira, terceiro contemplado da comunidade, que possui mais de 1.500 famílias.
O trabalho de regularização fundiária foi feito pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), que por dois meses trabalhou para legalizar os imóveis do Itucumã. “Essa é uma reivindicação de quase 40 anos dos moradores daqui. E é a primeira etapa de muitos títulos que virão”, disse o presidente do órgão, Glenilson Figueiredo. Os títulos foram entregues já registrados em cartório, a custo zero para os beneficiados.
A área, que antes pertencia à zona rural, agora foi alcançada pelo perímetro urbano, mas os moradores continuam mantendo as características rurais do local. Grande parte da comunidade ainda trabalha com a agricultura familiar e a criação de pequenos animais, por exemplo.
Com o título na mão, além de os moradores agora terem a “certidão de nascimento” de suas terras, podem ter acesso a uma série de políticas públicas e financiamentos bancários. Para Auricélia de Freitas, que mora há 22 anos no ramal Itucumã e é a primeira professora da história do ramal, o momento é único. “Cheguei aqui não existia nem ramal. Agora temos vários, e o governo me dá o título da minha terra. Estou tão feliz que fico até sem palavras”, conta Auricélia.
Acompanhando a entrega, a deputada federal Perpétua Almeida também não conseguiu esconder a satisfação com o resultado do projeto de regularização fundiária do estado. “Estamos entregando um documento lhes dará um mundo de possibilidades”, reforçou a deputada.