A entrega de 40 kits para vigilância e fiscalização das aldeias, 17 barcos e motores, no último fim de semana, em Cruzeiro do Sul, beneficiou nove povos e 11 terras indígenas.
A aquisição desses equipamentos faz parte do Projeto de Valorização do Ativo Ambiental, financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia e em parceria com as comunidades indígenas.
O projeto, que está em sua segunda etapa, tem o objetivo de fortalecer as ações de proteção às terras indígenas no Acre. De acordo com o assessor Especial dos Povos Indígenas, Zezinho Kaxinawa, outras regiões devem ser contempladas nesta etapa.
“Na primeira fase do programa, contemplamos todas as terras da região de Tarauacá-Envira, e agora foi a vez dos povos do Juruá, que estão com a segurança garantida depois da entrega desses equipamentos e do apoio que o governo tem dado. A próxima região a receber o beneficio será o Alto Acre”, disse.
Além da entrega, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Assessoria Indígena, realizou uma oficina sobre legislação ambiental para representantes das comunidades e uma reunião com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para tratar das ações de proteção também no entorno das aldeias.