Com o objetivo de reconhecer e estimular atividades, programas, ações e iniciativas que têm como finalidade consolidar o conceito de Florestania, o governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), entrega na terça-feira, 15, às 10h30, o Prêmio Chico Mendes de Florestania.
Com a presença da governadora em exercício, Nazareth Araújo, o evento será na Biblioteca da Floresta, no dia que marca o nascimento do líder seringueiro.
Na categoria Nacional/Internacional, o prêmio será concedido para a marca de sapatos francesa Vert/Veja, que produz o solado das peças a partir da borracha selvagem brasileira.
O material é comprado de três associações de seringueiros da amazônia, que recebem um preço diferenciado pelo quilo do látex, e chega a ser quase superior a 30% ao preço pago à borracha comum.
Já na categoria Nacional/Estadual, o premiado será o designer Marcelo Rosebaum, que, em parceria com a comunidade Yawanawá, criou uma coleção de luminárias feitas com miçangas, palhas e cipós. A confecção teve como base conceitual os mitos e mitologias das tradições indígenas. As peças foram lançadas no espaço Brazil S/A, em Milão.
Para a Categoria Estadual/Comunitária, a homenageada será a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos (Catar).
O projeto, criado em 2005, visa coletar resíduos para reutilização. Atualmente, o Catar conta com uma usina de beneficiamento e trabalha em conjunto com a Unidade de Tratamento e Resíduos Sólidos de Rio Branco (Utre).