O Ministério da Saúde (MS) aprovou, no início do mês, a proposta de construção de um novo hospital em Xapuri. O contrato de repasse já foi encaminhado à Caixa Econômica Federal e deve ser assinado até o fim de dezembro.
No valor de R$ 2,3 milhões, o repasse é fruto de emenda do deputado federal Raimundo Angelim. A liberação do recurso já havia sido garantida pelo então ministro da Saúde, Arthur Chioro, no mês de setembro, durante encontro com o governador Tião Viana, em Brasília.
Unidade em reforma após cheia histórica
Durante a cheia histórica do Rio Acre, no início deste ano, o Hospital Epaminondas Jácome teve sua estrutura comprometida e os atendimentos foram transferidos para uma Unidade Básica de Saúde do município.
Atualmente, o hospital encontra-se em fase final de reforma na cobertura, parte elétrica, hidráulica e esgoto, além de pintura, reparos no forro e adequações nos ambientes, mas é necessária a construção de um novo hospital no município, devido ao fato da unidade estar localizada em uma área com risco de alagamento.
“O governo do Estado disponibilizou uma verba de R$ 300 mil para ser utilizada na reforma emergencial da unidade e também trabalhou intensamente buscando recursos para a construção dessa nova unidade, que certamente trará melhorias e benefícios à população de Xapuri”, garantiu o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo.