Mais 32 profissionais da área de Saúde do Vale do Juruá receberam certificados de conclusão do curso de técnico de análises clínicas nesta quarta-feira, 4. Todos já atuam na Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) ou nas secretarias municipais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
O curso foi oferecido especialmente aos microscopistas, que trabalham no combate à malária pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Instituto Dom Moacyr (IDM).
O titular da Sesacre, Armando Melo, avaliou: “Este tipo de formação é fundamental para que melhore a qualidade do atendimento à saúde, por isso o governo tem priorizado a formação técnica”.
Segundo o secretário, com a conclusão do curso, os técnicos poderão exercer seu trabalho por meio do concurso já realizado, em que alguns deles passaram.
A diretora-presidente do IDM, Rita Paro, contou que o IDM já formou mais de 70 mil pessoas na execução de programas como o Pronatec e o Pronera, oferecendo cursos nas áreas de serviços, gastronomia, design, serviços, saúde, floresta e cultura, entre outros.
“O Juruá está bem servido. No próximo mês estaremos trazendo mais um curso técnico para Cruzeiro do Sul, em parceria com o Instituto Socioeducativo (ISE) e também um curso de formação inicial e continuada para Rodrigues Alves”.
Satisfação
A microscopista Rosa Maria Freitas disse que se sente mais preparada para trabalhar depois do curso: “A gente quer o melhor, passar confiança às pessoas que procuram o nosso trabalho”.
Já Sebastião Alves é servidor do Hospital da vila Santa Luzia há nove anos e considera que o curso ampliou seus conhecimentos em outras áreas ligadas ao trabalho em laboratório.
Mesmo sendo do interior de Tarauacá, Denis da Rocha Fontes enfrentou as dificuldades e fez o curso visando melhorar seu trabalho no hospital do município. “A gente está nesta solenidade com orgulho. Enfrentamos dificuldades, mas hoje estamos chegando a um final feliz”.