Na última semana, o governo do Estado certificou 400 novos profissionais nas áreas de saúde, alimentação, serviços e florestas em Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia. Os beneficiados são moradores de áreas urbanas e rurais, que recebem a qualificação em parceria com o governo federal.
Para o primeiro semestre de 2014 estão previstas duas mil novas vagas de cursos técnicos e profissionalizantes para esses municípios. A formação é realizada pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O objetivo do governo do Acre na realização dos cursos é o de proporcionar a igualdade de condições de acesso aos estudos, inclusão, permanência e sucesso na atuação profissional em suas localidades.
Antônio Rossenil, aluno do ensino fundamental de Educação de Jovens e Adultos, morador de Assis Brasil, fez o curso de operador de caixa e conseguiu seu primeiro emprego. “Estou muito feliz. Comecei a trabalhar em um supermercado. O curso foi fundamental. Hoje o mercado busca pessoas qualificadas e, apesar de morar em um município distante, nosso governo não esquece da gente”, disse.
Antônio de Lima, morador de Epitaciolândia que fez o curso de pedreiro, afirmou: “Aprendi bastante. Antes a minha diária era menor, agora aumentou porque eu mesmo não aceito receber menos, às vezes sou chamado para trabalhar até no domingo. Com o certificado a gente é mais valorizado.”
Para o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “é gratificante participar da formação que visa contribuir para ampliar as oportunidades educacionais e de qualificação profissional. Considerando que Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil se encontram na rota do Pacífico, a tendência de crescimento nessa regional vai exigir profissionais mais bem qualificados”.