Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo fortalece saúde pública com pesquisa científica, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo fortalece saúde pública com pesquisa científica, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC

Esta semana, em Santo André, São Paulo, o conhecimento e a ciência se tornam o maior aliado da saúde pública do Acre. Em uma iniciativa do governador Tião Viana, há dois anos o governo do Estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) iniciaram a parceria para a realização de 40 pesquisas, entre mestrado e doutorado, sobre saúde pública.

As primeiras defesas começaram nesta segunda-feira, 19, e seguem até a sexta-feira, 23, ocorrendo assim a Semana de Integração Acre-São Paulo. Ocupando a banca como professor doutor, Tião Viana está dando sua contribuição e orientação em três bancas, pontuando assim a importância de cada trabalho para a qualificação das políticas públicas na saúde do estado.

Em um cenário pouco animador para a ciência e tecnologia no Brasil, com o governo Federal botando o menor orçamento da história para o setor, sendo o deste ano cerca de 19% menor que 2017, o governo do Acre ousa em dar a oportunidade para 40 pesquisadores darem voz ao conhecimento.

Ocupando a banca como professor doutor, Tião Viana está dando sua contribuição e orientação em três bancas, pontuando assim a importância de cada trabalho para a qualificação das políticas públicas na saúde do estado (Foto: Arison Jardim/Secom)

“Estamos vivendo um momento de ascensão do conhecimento do Acre, é uma honra estar aqui. É uma página bonita da saúde pública da Amazônia que se confirma nesta etapa, porque estamos atendendo as reivindicações da sociedade. Faz melhor quem se dedica mais”, declarou o governador. Os primeiros temas discutidos foram a vacinação contra o vírus HPV e reincidência de hanseníase, na terça-feira, Tião Viana participa da defesa de dissertação sobre os custos da judicialização na saúde.

Diretor da FMABC e secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, esteve presente na abertura da solenidade e falou da honra da instituição realizar esse trabalho conjunto. “Essa parceria vai se expandir e muito, é uma troca de conhecimento absolutamente fundamental. É desta forma que entendemos o Brasil, associativo, futurista, procurando a solução para seus problemas e melhorando a formação com a academia. Hoje é um momento de júbilo para a Faculdade de Medicina do ABC”, afirmou.

O projeto do governo detém investimentos da ordem de mais de R$ 1,3 milhão e representa, além da qualificação para as políticas públicas do estado, um passo importante para a instauração do curso de Medicina na região do Juruá, no Acre. A ação é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com o intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a FMABC e a Ufac. Foram selecionados 40 médicos e outros profissionais da saúde – 30 fizeram o mestrado e dez, o doutorado.

Durante a gestão de Tião Viana, o Acre já ofereceu a oportunidade para mais de 1000 profissionais se qualificarem na área da saúde. Nesse período, o governo já realizou parcerias com as universidades de São Paulo (USP), Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB), Federal de Santa Catarina e Federal do ParÁ (UFPA). Recentemente, o governo começou uma nova parceria com a Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, para a área do Direito.

Conhecimento para a ação

Em um cenário pouco animador para a ciência e tecnologia no Brasil, com o governo Federal botando o menor orçamento da história para o setor, o governo do Acre ousa em dar a oportunidade para 40 pesquisadores darem voz ao conhecimento (Foto: Arison Jardim/Secom)

Os dois primeiros trabalhos apresentados hoje buscam soluções para problemas vividos diariamente na saúde do estado. Primeiramente, o médico e, agora mestre, Júlio Eduardo Pereira apresentou a pesquisa sobre o conhecimento e aceitabilidade da vacina contra o HPV entre os profissionais.

“Conseguir o título de mestre é o começo da retribuição ao que o governo do Acre investe em seus servidores, oferecer uma graduação stricto sensu para que profissionais pudessem evoluir na sua função de saúde. Assim, se pode retribuir para a sociedade. Eu acredito que a Universidade Federal do Acre, no Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, possa ter em breve o curso de medicina também, nós capacitados temos o dever de ir lá contribuir”, declarou Júlio, em agradecimento a todos responsáveis pela iniciativa.

Demonstrando o tamanho da necessidade de estudos nessa área, o governador Tião Viana falou, durante a banca, do impacto do trabalho na saúde do estado. “Esse trabalho tem que trazer o conhecimento para fazer uma intervenção para que o Acre seja o primeiro estado a garantir 100% de cobertura na prevenção do câncer ginecológico, mudando a história das faixas de risco. É muito pouco tempo em que estamos fazendo essa intervenção real pela saúde da mulher. Foram muitos anos que as mulheres ficaram abandonadas em termos de saúde pública, sem direito à defesa mínima”, declarou. No Brasil, houve no último ano 4500 mortes por câncer de colo de útero e mais de 15000 mulheres afetadas.

O segundo trabalho do dia foi da fisioterapeuta e servidora pública da Sesacre, Franciely Gomes. O tema, estudo sobre a reincidência da hanseníase, mostra o trabalho realizado pelo Acre ao longo dos anos para diminuição dessa doença, com a queda de 98% de novos casos. Porém, a pesquisadora busca um modelo para ação efetiva de casos de volta da manifestação da doença mesmo após o tratamento e cura, seja por ineficiência dos medicamentos ou por fortalecimento da bactéria.

“Nós, da dermatologia, temos uma satisfação imensa de ter um governo tão sensível a essa causa. O Acre ganha muito com a iniciativa do governador Tião Viana a esse projeto, teremos futuramente 40 pesquisadores fazendo estudos no estado e contribuindo, cada um em sua área, para melhorar cada vez mais os indicadores de saúde. Esse é o presente que podemos dar em troca desse reconhecimento e oportunidade que estamos tendo, muito obrigada”, declarou, emocionada, Franciely. Ela, durante a pesquisa, pôde aplicar de forma efetiva em um paciente parte do que estava estudando, tendo assim um estímulo a mais para sua conclusão.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464