O governador Tião Viana realizou nesta terça-feira, 26, a entrega de 11 caminhões modelo ¾, oito tratores, 14 barcos e 22 caminhonetes, que visam fortalecer e dar suporte ao setor produtivo rural de diversos municípios. O investimento ultrapassa R$ 2 milhões e é fruto de emendas parlamentares e de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O evento, realizado em frente ao Palácio Rio Branco, reuniu representantes do governo, comunidades, sindicatos, associações rurais e deputados estaduais. Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Sena Madureira são alguns dos municípios beneficiados.
“Essa ação assegura o direito ao escoamento da produção, a transferência de trabalhadores. Representa a política intensa de mecanização, de plantio, de melhoria da atividade econômica rural do Estado”, defendeu Tião Viana acrescentando que o grande objetivo é, ainda, ajudar a reduzir as queimadas.
Segundo o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo, a ação só foi possível graças ao empenho contínuo do governo. “Essa é a prova legítima de que o Estado investe na produção rural com foco no pequeno produtor”, disse.
Para o deputado estadual Lourival Marques, o trabalho do Executivo e do Legislativo seguirá promovendo políticas de desenvolvimento e expansão do setor. “Nós vamos fazer muito mais pela área rural. Este será um ano de avanços para a produção”, assegurou.
Fortalecimento e valorização do setor rural
O presidente do Sindicato dos Extrativistas e Assemelhados Rurais de Rio Branco, Francisco Laerte, afirmou que vê o momento como um grande ato para o setor rural, para o fortalecimento da cadeia de produção. “Temos certeza de que este trabalho de valorização vai aprimorar a vida das pessoas que dependem dessas ações para o seu melhoramento de vida no campo”, afirmou o presidente.
A deputada estadual Leila Galvão reconheceu o esforço do governo ao tratar o setor rural como prioridade. “Aqui estão sendo entregues oportunidades para a geração de renda e para o crescimento da economia”, concluiu a parlamentar.