Num momento histórico para o serviço de neurocirurgia do Acre, o governador Tião Viana pôde conferir na manhã desta quarta-feira, 25, a implantação definitiva do mais atualizado e completo centro neurocirúrgico disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) do país e que ficará nas dependências do Hospital das Clínicas (HC).
Foi investido mais de R$ 1,4 milhão na compra de aparelhos de ponta, como um neuronavegador, aspirador ultrassônico, novos sistemas de drill eletrônicos e estertotaxia e material de by-pass extraintracraniano, equipamentos que permitem que os cirurgiões atuem em áreas profundas do cérebro com menor risco de lesões ao paciente, representando um grande avanço na saúde pública do Acre.
“Aqui, o Inao [Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental] traz essa estrutura inovadora com alta tecnologia para a área de neurocirurgia, e o governo faz um esforço gigante para manter uma estrutura que poucos estados do Brasil têm. Com o SUS somos o governo que mais faz gastos proporcionais com a saúde pública, e temos uma equipe motivada. Isso dá orgulho, porque o beneficiado é o cidadão humilde, a dignidade humana, a vida. É uma linda nova página da neurocirurgia na Amazônia”, disse o governador.
Parceria público-privada
O centro é resultado de um esforço do governo do Estado em parceria existente desde 2011 com o Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental, contratado para prestação de serviços neurológicos no estado como epilepsia, tumores cerebrais, aneurismas e traumas.
O neurocirurgião do Inao, Iván Ortiz, foi quem apresentou os novos equipamentos ao governador e ao secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior.
Parceiro de longa data do também médico Tião Viana, Ortiz ressalta que poucos governos têm coragem de investir em tanta tecnologia, mesmo num serviço essencial para a população.
“É uma preocupação do governador de que não haja diferenças nem quantitativas nem qualitativas no atendimento médico dos pacientes deste estado com respeito aos grandes centros do país. Realizamos, então, aqui no Acre uma parceria público-privada, que estabelece que os pacientes neurocirúrgicos tenham atendimento rápido, efetivo e oportuno”, explica o neurocirurgião.
O secretário Gemil Júnior também comemora a aquisição e reforça que haverá a conclusão do treinamento especializado a toda a equipe médica do HC. “Os melhores equipamentos que pode haver no Brasil hoje estão aqui, vindos de uma empresa na qual o presidente dos Estados Unidos trabalhou como estagiário. A população só tem a ganhar.”
Histórico do atendimento neurológico
Para o governador Tião Viana, expandir e aperfeiçoar o atendimento neurológico no Acre é uma ação chave em sua gestão voltada à saúde. Para se ter uma ideia, em seu governo foram realizados mutirões médicos de neurologia no interior do Estado junto ao programa Saúde Itinerante, com procedimentos destinados a pacientes que aguardam Tratamento Fora de Domicílio (TFD) na área neurológica.
Outro ponto alto de sua gestão foi à intensificação das cirurgias de cura da epilepsia. Realizada desde o início de 2014, essa cirurgia neurológica começou a atuar no Acre no início de 2014 com procedimentos que custam até R$ 150 mil, mas são de graça pelo SUS no Acre.
Além da cirurgia de cura da epilepsia, os médicos realizam operações para redução dos efeitos da doença de Parkinson. Esses são apenas dois tipos de cirurgias que a equipe de neurologia do governo do Estado oferece aos pacientes. Desde 2011, os médicos realizaram 1.072 procedimentos cirúrgicos.