![Os blocos inaugurados são fundamentais para que a execução da pena cumpra a legislação (Foto: Onofre Brito/Secom)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/3-580x385.jpg)
Com a inauguração, nesta quinta-feira, 19, do bloco administrativo, bloco de visitas íntimas e solário (para o banho de sol dos reeducandos), a Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, teve sua obra finalizada. No total, a obra demandou investimento de R$ 6 milhões. Apenas a parte inaugurada hoje teve recursos de R$ 1,8 milhão.
![“Os blocos são fundamentais para que a execução da pena cumpra a legislação”, diz representante do MJ (Foto: Onofre Brito/Secom)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Waldirene-300x209.jpg)
A obra foi feita numa parceria entre o governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), e o Ministério da Justiça (MJ), pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
A diretora de Políticas Penitenciárias do Depen, Waldirene Daufemback, esteve presente à inauguração. Para ela, os três blocos irão qualificar melhor as vagas da penitenciária, de forma que os reeducandos possam ter outras atividades, receber a família em um espaço mais digno e ter regularmente o banho de sol. “Isso é fundamental para que a execução da pena cumpra a legislação”, disse.
![“Estamos garantindo boas condições de encarceramento e de trabalho”, diz representante do governo (Foto: Onofre Brito/Secom)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Itamar-de-Sá-300x194.jpg)
O diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, lembrou que, além dos benefícios para os reeducandos, os funcionários da penitenciária passam a ter mais conforto para a prestação de seus serviços.
Ele informou que a segurança na penitenciária está sendo intensificada, com rondas noturnas, possibilitada pela implantação do banco de horas, e que já está sendo discutido um planejamento para admissão de mais agentes.
O representante do governo do Acre em Cruzeiro do Sul, Itamar de Sá, comentou que, apesar dos apertos orçamentários, o setor penitenciário tem recebido uma atenção especial do governador Tião Viana.
“Temos melhorado nossos serviços. O reeducando é de responsabilidade do poder público, e temos que dar condições de encarceramento, além de condições de trabalho aos funcionários”, assegurou.