O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta segunda-feira, 5, com o presidente da Cooperativa de Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta), Dionísio Barbosa, o Daur. Com o apoio do governo, o objetivo é fazer com que a Cooperfloresta ingresse em novas atividades econômicas, principalmente no ramo do açaí e do cacau.
Através desta iniciativa, centenas de famílias produtoras do Alto e Baixo Acre serão beneficiadas, além de melhorar as opções de viabilidade econômica junto a Cooperfloresta, que em 12 anos de existência tem trabalhado exclusivamente com produtos madeireiros.
No açaí, Tião Viana propõe que a Cooperfloresta faça uma união com a Cooperacre para a venda do produto in natura. Já no cacau, a expectativa é de que haja uma compra e venda do produto direto do produtor, além de estimular mais famílias extrativistas a investirem na cadeia produtiva. Tudo isso contando com o apoio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
O governador ainda propôs que a Cooperfloresta se organize para ter uma participação ainda maior junto a fábrica de camisinhas Natex, localizada em Xapuri, tanto na administração do empreendimento estatal, quanto no aumento da produção que leva látex nativo e beneficia centenas de famílias extrativistas da região.
“São três projetos novos para nossa cooperativa se organizar e ser capaz de trazer novas fontes de renda para as famílias que tanto precisam”, conta Daur.