Teve início na manhã desta quarta-feira, 3, a programação do governo do Estado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promove o mês do Meio Ambiente, com uma programação especial que segue até 26 deste mês.
No auditório da Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, secretários de Estado e representantes da sociedade civil estiveram reunidos para a cerimônia que começou com a assinatura do termo de adesão às metas de consumo sustentável na administração pública. O titular da Sema, Edegard de Deus, abriu o evento falando sobre a importância da consciência ambiental da população, em especial nos espaços públicos.
“Nós precisamos refletir sobre como vamos continuar vivendo neste planeta. Precisamos despertar para a causa ambiental. Nossos recursos naturais são finitos e por isso precisamos cuidar. Esse é nosso papel em casa, mas também na administração pública, economizando desde o uso do copo até a energia”, disse.
Com a adesão ao termo, as secretarias e órgãos públicos se comprometeram seguir uma série de recomendações sustentáveis, como a reutilização de papel, a exclusão definitiva dos copos descartáveis, a redução do consumo de energia e de água, entre outras.
A carta das águas, que tem o objetivo de promover reflexão, análise, sensibilização do público em geral, bem como a proposição de medidas práticas de mitigação e adaptação aos eventos extremos vivenciados no Acre, também foi apresentada no evento.
Ao longo do mês, em parceria com outras secretarias, a Sema promoverá uma série de atividades relacionadas ao tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano: “Sete Bilhões de Sonhos. Um Planeta. Consuma com Cuidado”.