Com apenas 10 anos, Jenifer de Morais procura dar bom exemplo e cobra dos pais boas práticas sustentáveis em casa. “Sempre peço que eles prestem atenção quando a água da caixa está derramando, para não desperdiçar”, disse.
Ela estuda no Colégio de Aplicação e, a exemplo de outros estudantes, participou da Caminhada pelas Águas, na manhã desta segunda-feira, 21. O ato é parte da programação do estado, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça, 22.
A programação é realizada numa parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Para a diretora técnica do IMC, Vera Reis, o momento é de sensibilização e reflexão da sociedade.
“Este é o momento de tentar movimentar a sociedade em geral, para mostrarmos que a água está no cerne na vida das pessoas. Contribuindo para que a água se mantenha, estaremos colaborando, de um modo geral, para manter o uso múltiplo da água e também minimizar os impactos que muitas vezes vêm junto com ela”, disse.
O tema deste ano, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é “Água e Trabalho”. A intenção é levar a população à reflexão sobre a importância da água para a agricultura, a indústria, o transporte e a produção de energia e do crescimento econômico. A água também está entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para garantir disponibilidade e manejo sustentável do recurso natural.
A caminhada das águas teve a participação de estudantes, servidores públicos, representantes de organizações não governamentais e da sociedade civil, e se encerrou no Novo Mercado Velho.
A programação segue nesta terça-feira, 22, com uma exposição de equipamentos e materiais de avaliação, monitoramento e estudo da qualidade da água, no Via Verde Shopping, das 10 às 19 horas.