“A quinta-feira deste dia 27 de agosto é uma data que eu nunca vou esquecer. Foram 13 anos de luta. No verão era poeira. No inverno, lama. Mas hoje o sonho da infraestrutura está se realizando para os moradores do Santa Luzia.”
A comemoração é do morador Adonésio Frota, durante o ato de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de pavimentação no bairro Santa Luzia, por meio do programa Ruas do Povo.
A ação resulta de uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco, que, junto ao governo federal, obtiveram recursos da ordem de R$ 15,3 milhões para execução da infraestrutura nas 25 ruas do bairro.
“Esse é um sonho antigo dos moradores do Santa Luzi, um loteamento que enfrentou grandes dificuldades e hoje tem a garantia da pavimentação, de toda a rede de drenagem de água e do esgotamento sanitário”, afirma o diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), Edvaldo Magalhães.
O prefeito Marcus Alexandre agradeceu ao governo do Estado pelo apoio que tem dado à prefeitura nas ações de pavimentação de ruas. Segundo ele, sozinha,a prefeitura levaria anos para fazer o que o governo está fazendo.
“Só aqui nesta região nós temos obras no bairro Jaguar, estamos concluindo o Ouricuri e agora começando no Santa Luzia. A prefeitura está fazendo a duplicação do Apolônio Sales, construindo a creche e uma quadra esportiva. Então é dando as mãos, unindo esforços que a gente chega aonde ainda não foi possível chegar”, diz o prefeito.
O presidente do bairro, Elisaudo Luna, também não esconde a satisfação de ver o tão sonhado projeto se preparando para deixar as projeções do papel. “Não existe vitória sem luta, perseverança e fé. Nós acreditamos nesse projeto desde o início, e hoje estamos aqui felizes pela compensação dada pelo governo e pela prefeitura”, afirma a liderança.
Os números do programa
O diretor do Depasa afirma que o Ruas do Povo vive seu melhor momento na execução das obras do programa. Só nos municípios foi possível avançar mais de 90%, e na capital, onde o programa tem sua maior intervenção, já foram realizados 48% das obras até o ano passado.
“Agora temos 40 bairros já em obras, e queremos chegar a 68 ainda este ano. Com o trabalho intenso neste verão e no próximo do ano que vem, vamos atingir mais de 400 ruas aqui na capital”, garante o gestor.