O Instituto Dom Moacyr (IDM) e o Instituto Socioeducativo (ISE) realizaram durante esta semana uma extensa agenda de trabalho em sete municípios acreanos. A agenda foi finalizada na sexta-feira, 4, em Cruzeiro do Sul com o início da capacitação técnica na área de Segurança do Trabalho. Trinta jovens serão qualificados para atuar na área de prevenção de acidentes de trabalho.
“Realizamos a aula inaugural de diversos cursos, além da certificação de muitos deles. Também pactuamos novos cursos para Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal e Porto Walter. Isso mostra o compromisso do governo com todos os municípios, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos”, garantiu Rita Paro, diretora-presidente do IDM.
As qualificações são custeadas pelo governo federal, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Toda a região do Juruá, além das cidades de Jordão e Santa Rosa do Purus, realizaram a aula inaugural de oito cursos técnicos e profissionalizantes para mais de 700 pessoas, das quais cerca de 100 são adolescentes em medidas socioeducativas ou familiares.
“Passamos por sete municípios levando cursos profissionalizantes à juventude em geral e também aos familiares de socioeducandos. As oportunidades estão sendo geradas pelo governo do Estado. Então, basta agora cada adolescente aproveitar esses cursos profissionalizantes e garantir um futuro com geração de renda digna”, disse Rafael Almeida, diretor-presidente do ISE.