A Secretaria de Planejamento do Acre (Seplag) deu início ao processo de implantação da Política de Atendimento ao Cidadão e, durante toda a semana, a equipe da Central de Serviços Públicos de Rio Branco (OCA) se reúne em Rio Branco com diretores e chefes de departamento para alinhar as diretrizes do projeto. Ao comando do titular da pasta, Ricardo e Brandão, e sob coordenação da OCA, a Seplag será a instituição-piloto de implantação dessa política na atual gestão.
A medida, estabelecida em 2008, por meio do decreto estadual 3.357, estabelece parâmetros para que todos os órgãos públicos possam se pautar no bom relacionamento com os cidadãos, incentivando o uso de novas soluções no atendimento.
A apresentação da abordagem aos diretores e chefes de departamento visa divulgar a construção de um cronograma que será o ponto inicial para o mapeamento dos processos e de seus fluxos. A entrega do Manual de Procedimentos e Rotinas será o produto final do trabalho, que envolverá toda a Seplag e deverá ser constantemente aprimorado e anualmente revisado.
“A reunião tem como foco a implementação da política de excelência de atendimento ao cidadão e o melhoramento dos processos e fluxos, o que tornará muito mais eficiente e com muito mais qualidade o trabalho que é executado hoje”, afirma Francisca Brito, diretora em Centros de Atendimento.
A continuação do processo passará por um período de monitoramento e, em posse dos resultados observados, deverá ser criada uma ligação transversal com as demais secretarias.