O governo do Estado intensifica nesta segunda-feira, 2, a Operação Solidária de Limpeza em Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – cidades atingidas pela maior enchente já ocorrida no Acre. Trabalhos como a retirada de entulhos, desobstrução de esgotos, reforço no envio de máquinas e entrega de kits de limpeza, são algumas das ações imediatas para o retorno das famílias às suas casas e recuperação das cidades.
“Inicialmente, estaremos empenhados na retirada de entulhos, lavagem de ruas e de casas, e na limpeza dos esgotos, seguido pela vigilância sanitária com a esterilização dos ambientes”, explicou o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Ocírodo Júnior.
Só em Brasileia e Epitaciolândia, mais de 30 máquinas pesadas, entre caçambas truncadas, pá carregadeiras, retroescavadeiras, caminhões de apoio foram disponibilizadas para recuperação das cidades. O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) trabalha na disponibilização de caminhões pipas para fornecer água bruta (in natura) e potável para a população.
Em Xapuri, O fenômeno atingiu 40% da área urbana e afetou um total de 8.011 pessoas. Neste domingo, 1, o governo do Estado iniciou o trabalho de entrega de 300 kits de limpeza às famílias que também já retornam para suas casas.
Apoio do governo federal
Após a vinda do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ao estado, o governo federal enviou neste domingo, 1, técnicos da Defesa Civil Nacional para acompanhar os prejuízos ocasionados e elaborar o relatório de danos para recuperação das cidades e repasse dos recursos.
Além disso, 17 mil kits, entre cestas básicas, materiais de higiene pessoal e limpeza, água potável, kits dormitórios, fraldas geriátricas e infantis, serão distribuídos às famílias afetadas. Cada kit atende uma família num período de 30 dias. Inicialmente, o Ministério da Integração está destinando um repasse de R$ 3 milhões para o Acre.