O governo do Acre tem buscado estratégias para intensificar as ações de segurança. As operações conjuntas da Polícia Militar de Rio Branco com os comandos do interior são mais uma das apostas que já apresentam bons resultados, tanto na zona urbana quanto na área rural. Exemplo disso é a redução significativa dos índices criminais em Sena Madureira, fruto da parceria entre o Pelotão Ambiental da capital e a polícia do município.
“O policiamento constante no bairro fez diminuir a violência e hoje tudo é mais tranquilo”
Anacleudo Oliveira.
Para mudar o cenário em que se encontrava a segurança em Sena, o policiamento ostensivo foi reforçado. Com as melhorias na parte de estrutura e logística, atualmente o efetivo está composto por aproximadamente 100 policiais e dispõe de camionetes, trailers e barcos para operacionalizar. De acordo com o comerciante e morador do bairro da Pista há mais de 16 anos, Anacleudo Oliveira, “o policiamento constante no bairro fez diminuir a violência e hoje tudo é mais tranquilo”.
De acordo com informações do comandante do 8° Batalhão no município, major Emílio, “um dos pontos detectados pela polícia local é a migração da criminalidade da área urbana para a área rural e por isso, surge a necessidade de intensificar as operações também em comunidades mais distantes”.
Como parte das ações em parceria, as equipes visitaram nesta semana a Comunidade Serraria, depois de subir o Rio Iaco por 45 minutos de voadeira. Ao todo, cinco policiais do Batalhão Ambiental e sete do policiamento de Sena Madureira participaram da operação. “Eu acho é bom a polícia aqui, deixa a gente mais seguro graças a Deus”, diz um dos moradores, João de Souza, de 73 anos.
“Nosso trabalho além das causas ambientais também contempla as ações preventivas aos crimes comuns, visitas comunitárias e abordagens, com o objetivo principalmente de aproximar a comunidade da polícia para que ela nos ajude a identificar as áreas mais críticas”, explicou o comandante do Pelotão, major Negreiros.
Policiamento na estrada
As fiscalizações na BR-364 também estão sendo reforçadas. A implantação de duas barreiras fixas na estrada, coordenadas pelos dois batalhões, já tem resultados satisfatórios. Como, por exemplo, a autuação de 15 pessoas e a apreensão de mais de 20 quilos de entorpecentes em apenas dois meses. O objetivo da PM é difundir a ideia das parcerias em Porto Acre, Capixaba, Senador Guiomard, Acrelândia e Bujari.
“Eu acho é bom a polícia aqui, deixa a gente mais seguro graças a Deus”
João de Souza
Uma novidade será a inserção de um sistema de dados que vai ajudar nas consultas de documentação dos veículos e habilitações durante as abordagens. “O apoio da comunidade por meio de denúncias via 190 aumenta o sucesso das operações e nós atendemos a todas que nos chegam”, comenta Negreiros.