Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo lança programa de erradicação do analfabetismo na Cidade do Povo – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo lança programa de erradicação do analfabetismo na Cidade do Povo

Tião Viana revela que mais de 300 pessoas na Cidade do Povo já se inscreveram e que a meta do governo é erradicar o analfabetismo em todo o Acre até 2018 (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana revela que mais de 300 pessoas na Cidade do Povo já se inscreveram e que a meta do governo é erradicar o analfabetismo em todo o Acre até 2018 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana lançou na noite desta segunda-feira, 21, o programa “Quero Ler” na Cidade do Povo.

Se a meta do governo com o programa é de erradicar o analfabetismo no Acre até 2018, o “Quero Ler” quer dar passos ainda maiores na Cidade do Povo, ensinando todos os jovens e adultos a ler e escrever até o começo de 2017.

Mais de 300 pessoas já foram inscritas em 25 turmas na Cidade do Povo, identificadas entre todas as famílias que passaram a morar no maior programa habitacional do Acre e nos bairros da região.

“Qual é o significado disso para nós? Eu sou médico. Eu sei o que é atender uma pessoa que não sabe ler. E em situações como essa, você vê o quão importante é a leitura na vida dessas pessoas. Esse programa é o cumprimento de uma dívida com a população do Acre. E não pensem que estamos ensinando a ler e depois vamos dar as costas, nós vamos dar oportunidades”, disse o governador Tião Viana, idealizador do “Quero Ler”.

Nos próximos cinco meses, esses jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se alfabetizar na infância farão parte do “Quero Ler – Alfa 100”. Depois de passarem pela primeira etapa, ingressarão no “Quero Ler – EJA” (Educação de Jovens e Adultos).

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, reforça a importância desse desafio de eliminar o analfabetismo em todo o Acre.

“Desenvolver o Acre é desenvolver a nossa gente. E por intermédio do “Quero Ler”, o governo traz a oportunidade de as pessoas conhecerem as letras, de conhecerem histórias e que possam escrever as suas em papel”, conta.

1933326_963332583735886_4736518939985214059_o

Busca pela superação

Com quase 60 anos, João do Nascimento só sabe assinar o nome. Ainda assim, o presidente da comunidade Santa Cecília não esconde a emoção de poder se alfabetizar, oportunidade tirada na infância pela hanseníase, que não lhe permitiu frequentar uma sala de aula.

“Para mim é uma satisfação muito grande, porque no tempo que eu tinha que entrar na escola ninguém deixava. E hoje apareceu essa oportunidade. Eu e outros vamos chegar numa sala de aula para aprender igual tantos outros já sabem. A minha idade já está avançada, eu só quero ler e escrever, só isso”, revela Nascimento.

“No tempo que nós fomos criados não tinha oportunidade. Agora tem para nossos filhos e para nós” (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“No tempo que nós fomos criados não tinha oportunidade. Agora tem para nossos filhos e para nós” (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ex-moradora do bairro Taquari que viu a alagação levar seus pertences várias vezes, Geralda Menezes conta que ganhar uma casa na Cidade do Povo mudou sua vida totalmente. “Hoje posso deitar a cabeça na minha cama com meu esposo e meus filhos e me sentir feliz. Eu já passei por humilhação no Terminal Urbano, perguntando o nome do ônibus. Mas o estudo não tem idade. No tempo que nós fomos criados não tinha oportunidade. Agora tem para nossos filhos e para nós.”

O coordenador do “Quero Ler”, secretário adjunto Moisés Diniz, ainda ressalta: “A Cidade do Povo é a maior obra de engenharia cidadã do Acre. Erradicar o analfabetismo aqui é abrir mais chances de crescer e ser feliz”.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464