Com a proposta de implantar um novo modelo de atenção integral ao desenvolvimento da primeira infância, que envolve o período da gestação até os seis anos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) e parceiros, lança nesta sexta-feira, 3, o Programa Primeira Infância (PIA).
O objetivo do PIA, segundo Marília Carvalho, gerente da Divisão de Saúde da Família da Sesacre, é melhorar as condições de vida das crianças e oferecer a elas as melhores oportunidades de desenvolvimento por meio da promoção do trabalho em rede, com a articulação de ações setoriais e intersetoriais que garantam a institucionalização de um programa para a promoção do desenvolvimento infantil sustentável e de qualidade.
“O PIA irá trabalhar a família com foco na criança, para que sejam oferecidos a ela incentivos certos nos momentos chaves, dando, assim, melhores oportunidades de desenvolvimento por meio do trabalho em rede”, detalha Marília.
Rio Branco será a primeira cidade a ter o projeto implantado. Em seguida, o programa chegará a Jordão, Santa Rosa, Assis Brasil, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves – contemplados na estratégia de Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (ANDI) – e, por fim, aos demais municípios do Acre.
Nessa fase, o programa conta com recursos da Fundação Bernard van Lee e United Way Brasil.