Ampliar a capacidade de atendimentos e melhorar a qualidade da saúde pública aos cidadãos juruaenses são pontos estratégicos da atual gestão governamental. Assim, nesta segunda-feira, 28, foi lançado em Cruzeiro do Sul, no Teatro dos Náuas, o Programa Sesacre em Redes.
O evento objetiva melhorias em serviços de saúde na região do Juruá. Por isso, a Diretoria de Redes de Atenção à Saúde delimitou um conjunto de ações individuais e coletivas para a promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnósticos, tratamentos, reabilitação e manutenção da saúde em toda a região.
“Esse projeto é de grande relevância para a regional. Apontando os indicadores das maiores dificuldades, nossa proposta é realizar uma escuta com os atores da saúde na região. Nesse sentido, podemos construir juntos um plano de ação e apontar melhorias”, destacou Rodrigo Silveira, médico de família e comunidade.
O atual sistema de saúde estadual visa assegurar igualdade de oportunidades e meios para que todas as pessoas realizem seu potencial humano: ambientes favoráveis, acesso à informação, habilidades para viver melhor. Os profissionais da saúde têm a responsabilidade de contribuir para que tal finalidade seja atingida.
“Com foco na atenção primária, reunimos médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e gerentes das unidades de saúde para traçar estratégias de como podemos melhorar nossos serviços para a população”, enfatizou Ana Beatriz, diretora de Redes.
A promoção da saúde é um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida, incluindo uma maior participação no controle deste processo.
“Esperamos que o evento oportunize o fortalecimento da Rede de Atenção à Criança, diminuição da mortalidade infantil, autonomia nos atendimentos assistenciais, atualização de manejos clínicos pediátricos, capacitação da equipe assistencial, bem como o fortalecimento da rede como um todo”, pontuou Iglê Monte, gerente da maternidade de Cruzeiro do Sul.