Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo lança projeto de erradicação do analfabetismo no Acre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo lança projeto de erradicação do analfabetismo no Acre

“Ler e entender o que o outro está dizendo é maravilhoso”, disse Tião Viana em aula inaugural do programa Quero Ler (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Ler e entender o que o outro está dizendo é maravilhoso”, disse Tião Vian, em aula inaugural do programa Quero Ler (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, diz uma célebre frase do patrono da educação brasileira, Paulo Freire. E com o objetivo de provocar uma mudança profunda na sociedade acreana, o governador Tião Viana lançou nesta sexta-feira, 12, no Teatro Plácido de Castro, o programa Quero Ler de erradicação do analfabetismo, que ainda atinge 13,5% da população do Estado e que deve ser zerado em três anos e meio.

Assim vamos transformar o nosso Acre, dando oportunidade para todos acreditem mais em si e ganhem confiança no viver bem…http://wp.me/p46WGk-J11#QueroLer #NovoAcre #ZerarAnalfabetismo #Educação

Posted by Tião Viana on Sexta, 12 de junho de 2015

Com um auditório completamente lotado por pessoas que farão parte da primeira etapa do programa, Tião Viana afirmou: “Essa é a maior força-tarefa que assumimos para a educação do Acre. De todo o esforço, de toda a mudança que a educação acreana vem sofrendo nos últimos dezesseis anos, agora nós queremos zerar o analfabetismo. Que essas pessoas tenham o direito de conhecer as letras, que não sejam analfabetas funcionais, que acreditem mais em si e ganhem confiança e oportunidades”. O governador ainda ministrou uma aula inaugural, falando sobre a história das letras desde 5.000 a.C. e traduzindo simultaneamente a música “What A Wonderful World”, de Louis Armstrong.

educar-card

Só este ano o Quero Ler pretende alfabetizar 11 mil pessoas, com idade a partir de 15 anos, nos 22 municípios do Acre. O governo federal é co-financiador do programa, que corresponde à Meta 9 do Plano Nacional de Educação. O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, esteve presente e ressaltou: “Estamos querendo organizar uma revolução pela educação no Brasil, com uma nova estratégia de desenvolvimento nacional. A Amazônia pode ser a vanguarda dessa estratégia. O Acre se caracteriza pelo experimentalismo, e seu grande aliado é a imaginação. Esse projeto é um exemplo da imaginação a serviço da libertação”.

Novo caminho, novos sonhos

Embora o público alvo do Quero Ler seja de pessoas acima de 15 anos que não tiveram a alfabetização em seu tempo normal, o Teatrão estava predominantemente cheio de senhores e senhoras já entrando beirando a terceira idade, que, embora tímidos, estavam animados com algo que simbolizaria uma grande mudança. Gente como Dorinete Medira, 69. “Eu vi a Bíblia e sonhava em poder ler ela toda. Então apareceu essa oportunidade. Eu já comecei, as aulas são boas, a professora é muito boa e eu tenho esse sonho de um dia ser maior que agora”, conta, sorridente.

“Ler e entender o que o outro está dizendo é maravilhoso”, disse Tião Viana em aula inaugural do programa Quero Ler (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Ler e entender o que o outro está dizendo é maravilhoso”, disse Tião Viana em aula inaugural do programa Quero Ler (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com a filha Marian da Silva, de dez meses, no colo, Maria das Graças da Silva,  revela que seu sonho é um dia ser professora. Ela conta que o apoio vem de onde mais precisa: de casa. “Eu já tenho uma filha mais velha, que está na escola, fazendo a oitava série e aprendendo tudo direitinho. Agora eu quero ficar no mesmo nível que ela.”

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, reforça que o programa tem o apelo de universalizar a educação. “É um desafio grande, um desafio que vai demandar muito trabalho, mas toda a equipe está engajada. O governo está preocupado, mas vamos garantir o êxito e trazer todos os acreanos para o mundo das letras”, reforça.

O que disseram

moisesdiniz“Nosso objetivo é encontrar e abraçar 68 mil acreanos que não sabem ler e escrever e convidá-los para uma escola. É uma luta de toda a sociedade acreana, não só do governo.”
(Moisés Diniz, coordenador do programa Quero Ler)

marcus-circle“Nós temos uma rede de quase 80 escolas municipais. Agora vamos identificar nos bairros e na zona rural pessoas que não completaram os estudos. Junto com a Secretaria de Educação, iremos fazer um grande esforço para atendê-las. Somos parceiros do governador, que é um verdadeiro estadista.” (Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco)

joaquim“Não é apenas aprender a ler, mas usar esse conhecimento para mudar algo em nós.”
(Joaquim Maná, professor e doutor em linguística)

willi-card“Jamais imaginei que pudesse dar uma parcela de colaboração a cada um de vocês, que considero um exército multidisciplinar de educação.”
(Wildy Viana, ex-deputado federal, pai do governador Tião Viana)


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464