O governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), encerrou nesta quarta-feira, 16, um curso de confecção de bonecas de pano com a Cooperativa de Mulheres Produtoras do Benfica, em Rio Branco.
O curso começou no dia 13 de agosto deste ano, aplicado em dois dias por semana. Ao todo, 15 mulheres foram beneficiadas pelo projeto que chegou à sua terceira edição.
“A ideia na verdade surgiu a partir das mulheres do Benfica e foi fechada essa parceria com a Emater para a realização do curso. A cada novo curso, beneficiamos mais mulheres e com isso elas podem vender as bonecas na feira e complementar a renda”, explica Raimunda dos Santos, coordenadora do curso.
O Polo Benfica possui uma já tradicional feira diária de produtos artesanais e agrícolas localizada na rodovia AC-40, no quilômetro 9. Mas no sábado à noite a feira toma uma proporção muito maior, com forró, praça de alimentação e muita gente.
Além de bonecas de pano foi ensinado durante o curso como fazer suportes de portas e aproveitamento de vidros para decoração.
Participante do curso e presidente da Cooperativa, Rosinha do Benfica aproveitou o encerramento para falar da importância que é ter parcerias como essa com o governo que tragam oportunidades para as mulheres do Polo.
“Pra nós mulheres é uma terapia também, agrega valores e enriquece nossa feira que tem bastante artesanato. E eu aproveito pra fazer nosso comercial. Natal está chegando e quem quiser uma das nossas bonecas pra dar pras crianças e só nos procurar no Mercado do Benfica”, anuncia Rosinha.