O apoio à agricultura familiar é um dos segmentos de governo para a garantia do desenvolvimento sustentável do estado do Acre. E nesta sexta-feira, 27, a comunidade do Polo Zaquel Machado, localizado na BR 317, Km 52, ramal do Laedes, no município de Capixaba, recebeu por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), equipamentos e materiais agrícolas para fortalecer a principal fonte de renda da região que consiste nas produções de horticultura, fruticultura, mandiocultura, criação de pequenos animais e outros.
O montante, no valor de R$ 500 mil, foi destinado para a aquisição de 60 bancas metálicas para comercialização dos produtos em feiras livres; caixas plásticas agrícolas para transporte dos produtos; lona para cobertura das hortas; material para irrigação (caixas d’água, mangueiras e bombas); equipamentos de informática (computador e impressora); chocadeira, seladora e balança digital.
“Quero parabenizar aqui o trabalho de vocês, vejo a união e o esforço dessa comunidade na busca pelo seu desenvolvimento, por isso faço um pedido, não desistam desse grande projeto. E nós, enquanto Estado, vamos garantir o apoio necessário para trazer cada vez mais investimentos que contribuam para proporcionar melhores condições de vida, não somente em Capixaba mas também para todos os municípios acreanos”, explanou Gladson Cameli.
E para contribuir com o escoamento da produção agrícola, o gestor do Departamento de Estradas e Rodagens(Deracre), Petrônio Antunes acrescenta: “Temos uma parceria forte com o município e aqui anuncio que este ano estamos dobrando os investimentos a serem aplicados nos ramais, totalizando uma média de R$ 858 mil oriundos de recurso estadual e de parlamentares”.
O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, enfatizou: “Desde que a assumi a pasta, o governador me incumbiu de trabalhar para gerar mais empregos, e hoje essa entrega representa esse esforço das pastas, em especial a equipe da Seict, que vem desempenhando um papel muito importante junto às comunidades para garantir o acesso aos benefícios e serviços ofertados pelo Estado”.
A destinação vai contemplar 60 famílias, garantindo o fortalecimento das feiras já existentes, assim como possibilitar a adesão de novas famílias ao projeto, alcançando outros assentamentos com a comercialização direta, além de ampliar as feiras livres, promovendo o aumento da geração de renda na comunidade, e melhoria na qualidade de vida dos produtores beneficiados.
“Há oito anos vínhamos trabalhando com a ajuda do Incra e hoje nós temos também o nome do Estado e da prefeitura como nossos parceiros, então só temos a agradecer por esse apoio que nos permite produzir cada vez mais, gerando renda às famílias envolvidas”, ressalta o coordenador da associação Horta Nativa, Laedes da Silva.
A gestão estadual vem criando mecanismos que fortaleçam as produções agrícolas, por meio de suas secretarias, executando projetos que abrangem todos os segmentos do setor de agroindústria com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, elevando a produção e promovendo crescimento econômico, desenvolvimento humano e conservação dos recursos naturais.
“Quero agradecer ao governo que tem nos ajudado através dos convênios, investimentos e parceria. Aqui quero parabenizar pelo sucesso desse grupo da Horta Nativa, pois a agricultura familiar tem futuro e buscamos trazer dias melhores para a nossa população”, relata o prefeito de Capixaba, Manoel Maia.
“Esse povo da zona rural é um povo guerreiro formado por homens e mulheres que só querem condições de trabalho. E esse papel tão importante garante o alimento nas nossas casas por meio da agricultura familiar. Este é o exemplo, que com a união do governo, prefeitura e do Incra estamos conseguindo diminuir as dificuldades, e fazer com que os moradores possam trabalhar, produzir e empregar e, ao mesmo tempo, respeitar o meio ambiente”, pontua Gladson Cameli.
O recurso é oriundo do Programa de Saneamento Ambiental do Acre (Proser), e a ação faz parte de um projeto integrado entre as instituições, Estado, e conta com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/AC) e da comunidade do Projeto de Assentamento Zaquel Machado.
Na solenidade estiveram presentes, o secretário de Infraestrutura, Cirleudo Alencar, o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, o deputado estadual Antônio Pedro, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Afonso de Sousa, o presidente do Deracre, Petrônio Antunes, o coordenador da associação Horta Nativa, Laedes da Silva, e o representante do Incra/AC, o engenheiro Agrônomo, Márcio Alecio.
Benefícios ao município
Dentre as inúmeras ações por parte da gestão estadual em prol dos moradores de Capixaba, o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, conta: “Nesta data também já realizamos a entrega de implementos multicultivadores, carretas basculantes e tratores agrícolas na comunidade do Capatará. Essa ação vai beneficiar a produção rural nas agroindústrias para agregar valor na nossa produção”.