No próximo dia 31 de outubro, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) estará iniciando 40 turmas de cursos de formação inicial e continuada, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, estão sendo ofertadas 1.072 vagas para cursos nas áreas de saúde, serviços, floresta, gastronomia e design.
Os municípios beneficiados são Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Rio Branco, Senador Guiomard e Sena Madureira.
Durante toda a semana, a diretora-presidente do IDM, Rita Paro, esteve presente em cada um desses municípios enfrentando sol, chuva e ramais para realizar a aula inaugural dos cursos que serão ministrados pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, Escola da Floresta Roberval Cardoso, Escola de Gastronomia e Hospitalidade, Escola de Design e Centro de Educação Profissional de Cruzeiro do Sul (Ceflora). “Sabemos a importância de cada um desses cursos, e o quanto que as pessoas precisam de uma qualificação”, disse Rita Paro.
Os cursos serão oferecidos pelo Instituto Dom Moacyr, por meio de parceria com o Ministério da Saúde, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social (Semacs), Secretaria Municipal da Mulher (Semam) e a Coordenadoria Municipal do Trabalho e da Economia Solidária (Comtes), que identificaram a demanda de pessoas que tinham interesse em participar do curso.
Os cursos:
– Agente de Combate às Endemias
– Agente Comunitário de Saúde
– Auxiliar de Saúde Bucal
– Cuidador de Idoso
– Higienista de Serviços de Saúde
– Recepcionista em Serviços de Saúde
– Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
– Agricultor Orgânico
– Açaicultor
– Agente de Desenvolvimento Cooperativista
– Agricultor Familiar
– Agente de Desenvolvimento Socioambiental
– Auxiliar de Agroecologia
– Beneficiador de Produtos Extrativistas
– Fruticultor
– Horticultor Orgânico
– Preparador de Doces e Conservas
– Produtor de Olerículas
– Suinocultor
– Viveiricultor
– Salgadeiro
– Projetista de Móveis.