Quando o Programa Ruas do Povo foi retomado no mês de junho deste ano, o governo do Estado, numa parceria com a prefeitura de Rio Branco, garantiu fazer 400 ruas em 68 bairros de Rio Branco, durante o verão de 2015 e 2016. Dois meses depois, o governo comemora o andamento das intervenções, e hoje mais de 40 bairros estão com obras de infraestrutura: pavimentação, redes de água, esgoto e drenagem para milhares de moradores.
O volume de obras é grande e o trabalho se inicia bem cedo. As equipes do Depasa e da prefeitura estão constantemente nas ruas fiscalizando os trabalhos e conversando com os moradores. Nesta quarta-feira, 25, o bairro visitado foi o Jardim Primavera, onde os trabalhos começaram há duas semanas.
“Graças a Deus que eles apareceram! Aqui alagava tudo em época de chuva”, disse o aposentado Leônidas Rodrigues, um dos moradores mais antigos no bairro. Ele conta que no inverno as águas alagam os quintais, pois a rede de drenagem do bairro não suporta o grande volume.
Aliás, a questão do escoamento das águas foi a principal demanda apresentada pelos moradores durante a visita ao bairro realizada na manhã desta quarta-feira, 25, pelo diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.
No Jardim Primavera estão sendo pavimentados quase seis quilômetros de ruas e construídas calçadas e rede de drenagem para escoar as águas pluviais, evitando o alagamento dos quintais dos moradores. O investimento é de quase R$ 2 milhões.
“O trabalho que está sendo executado é fundamental para garantirmos dignidade a toda a comunidade. Ruas pavimentadas, águas canalizadas. Com isso, vamos dar tranquilidade para todos os moradores”, comentou Magalhães.
Já o prefeito Marcus Alexandre completa: “A prefeitura sozinha iria demorar muito tempo para fazer esses investimentos [Ruas do Povo], e por isso só temos a agradecer ao governador Tião Viana por essa importante parceria, pois temos que aproveitar cada minuto do verão para trabalhar”.