A prevenção e controle de pragas agrícolas são essenciais para assegurar a qualidade dos alimentos e garantir mercado aos produtores. Na última semana, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com a Secretaria de Estado Agroflorestal e Produção familiar (seaprof), realizou ações de sanidade vegetal junto aos produtores de Santa Rosa do Purus.
A equipe de engenheiros florestal e agrônomos visitou propriedades rurais, onde há cultivo de banana e cupuaçu, para esclarecer aos produtores maneiras de prevenir e combater pragas e doenças existente no estado, além de orientar sobre o moko da bananeira e a monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro – ausentes no Acre.
O trabalho de educação sanitária também foi desenvolvido nas escolas rurais do município, com o intuito de conscientizar o filho dos produtores e torná-los multiplicadores de boas práticas.
As atividades, promovidas por meio do Departamento de Inspeção e Defesa Vegetal do Idaf, contaram com apoio da Prefeitura de Santa Rosa.
“Ao levarmos informação e técnica para o campo, possibilitamos que os agricultores produzam com maior escala e com mais qualidade, além de conscientizar sobre as maneiras corretas de se utilizar os produtos fitossanitários”, salientou o engenheiro Alex de Paula.