Durante esta semana, várias autoridades do governo do Acre estiveram em Brasília para tratar e planejar a ação de combate à violência nas cidades e o crescimento de organizações criminosas em unidades prisionais.
Durante o encontro, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, reafirmou o compromisso da União com o sistema prisional dos estados.
Em reunião, foi reforçada a liberação dos recursos para este ano, pois, a partir desse comprometimento, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) irá receber mais de R$ 3 milhões para a aquisição de escâneres corporais, bloqueadores de celulares e tornozeleiras eletrônicas.
De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, o encontro viabilizou também a troca de informação das atividades e as ações preventivas que estão sendo realizadas no Acre.
“Dialogamos com o Departamento Penitenciário Nacional [Depen], buscando orientações e sugerindo que, do valor repassado em 2016, fosse possível desvincular parte da verba para algumas ações de necessidades prioritárias, como o reaparelhamento das unidades prisionais e da própria instituição, visando a melhoria na rotina penitenciária”, declarou Hessel.