A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, reuniu-se com o prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson de Freitas, na manhã desta quinta-feira, 20, para tratar do apoio do governo do Estado no combate à malária.
Mesmo sendo responsabilidade dos municípios, o governo reforça as ações das prefeituras de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima no combate à doença. “O impacto financeiro do combate às endemias é muito alto, por isso o governo do Estado mantém o apoio até que os municípios se estruturem para fazer o trabalho integralmente sozinhos”, esclareceu a secretária.
Em Rodrigues Alves, foi pactuada a parceria para a realização de um novo processo seletivo para contratação de agentes de endemias. “Esse processo será simplificado para contratação temporária, até que o município tenha condições de contratar servidores efetivos”, explicou o prefeito.
O governo do Estado vai manter o repasse de orçamento próprio de R$ 400 mil por ano, para compor o valor repassado pelo Ministério da Saúde, de R$ 174 mil ao ano. Esses valores são utilizados para suprir metade dos gastos com recursos humanos e combustível e integralmente o material utilizado no combate, controle e tratamento da malária, como material de exames e medicamentos.
Unidade mista de saúde
Em Rodrigues Alves, a secretária Suely Melo visitou ainda a Unidade Mista de Saúde, para uma conversa com todo o corpo administrativo e assistencial, além de ouvir de servidores sugestões de melhorias dos serviços de saúde.
“Nós pedimos aos trabalhadores um cuidado muito grande para evitarmos o desperdício de material hospitalar e de serviços prestados, como energia elétrica, para que possamos potencializar os investimentos da saúde em ponto mais necessários”, explicou a secretária.
Ainda nesta quinta-feira, Suely deve se reunir com representantes do Ministério Público do Estado (MPE) e do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul.