Pacientes de ginecologia que fazem tratamento fora de domicílio (TFD) na região do Juruá e da Maternidade de Cruzeiro do Sul participaram no último fim de semana de um mutirão de atendimento promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com apoio da equipe do Saúde Itinerante.
Mais de 30 mulheres foram atendidas no Hospital da Mulher, em Cruzeiro do Sul, possibilitando mais comodidade as pacientes que antes precisavam se deslocar do município para a capital e, assim, realizar o tratamento ou acompanhamento médico especializado.
“Isso é um esforço do governo do Estado e da equipe Sesacre para agilizar o atendimento a essas mulheres da melhor forma possível. Os médicos são deslocados para os municípios, levando toda atenção em saúde que nossa população necessita e prosseguem com os encaminhamentos, caso o paciente precise de cirurgia ou outro procedimento”, pontuou o secretário de Saúde, Gemil de Abreu Júnior.
Maria Edna da Cruz, moradora da Vila São Pedro, conta que desde 2015 tem assistência médica com apoio do TFD. “Achei muito melhor fazer meu tratamento aqui do que ter que ir pra Rio Branco. Aqui eu estou perto de casa. Venho, faço o exame e vou para casa no mesmo dia”, comenta a paciente.
Mesmo estando fora de seu domicílio, Jucimar Marques Machado, de Tarauacá, conta que há uma semana deu entrada no processo para tratamento fora de domicílio. “O médico solicitou urgência, por isso eu já estou sendo atendida. Pra mim é muito bom ser atendida aqui. Só vou precisar ir para Rio Branco se o médico verificar que preciso passar por cirurgia” disse.