Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo realiza ações preventivas e de proteção às mulheres em bairros de Sena Madureira – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Prevenção e Educação

Governo realiza ações preventivas e de proteção às mulheres em bairros de Sena Madureira

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), esteve no município de Sena Madureira, nesta semana, para a realização de diversas ações preventivas e educativas sobre políticas públicas e o sistema de proteção às mulheres em situação de violência.

Após levantamentos, a Diretoria buscou realizar ações em bairros com os maiores índices de violência, buscando maior alcance e efetividade. Foto cedida.

A equipe multidisciplinar da Diretoria de Políticas para Mulheres, com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu diversas atividades engajando as moradoras do município, cumprindo o convênio Acre pelo enfrentamento à violência doméstica. 

A primeira delas foi uma mobilização no Instituto Federal do Acre (Ifac) do município, com entrega de panfletos informativos e conversa com os jovens acerca de violência doméstica. O trabalho de prevenção, busca instruir os estudantes quanto à temática, com informações sobre os diversos tipos de violência, os seus ciclos e relações abusivas.

Equipe governamental visitou a instituição no horário de intervalo das aulas para promover o combate à violência doméstica. Foto cedida.

O Ministério Público foi pontual quanto às ações do Estado, por meio do promotor de Justiça Thales Costa, que convidou a equipe governamental para uma visita no bairro Segundo Distrito, onde há grandes índices de violência contra mulheres.

Isabela Fernandes, chefe do Departamento de Promoção de Políticas para Mulheres, conta que a ação espontânea rendeu bons frutos: “Muitas mulheres não têm a possibilidade de se locomover, seja por falta de dinheiro ou seus afazeres do cotidiano, então, visitar esses bairros e conhecer a realidade das pessoas faz toda a diferença”.

A abordagem nos bairros se mostrou efetiva e produtiva, divulgando o trabalho que o Estado executa na proteção das mulheres e combate a violência. Foto cedida.

Os ciclos de violência

Nas abordagens com o público, a psicóloga Maria Vidal abordou os ciclos de violência dentro de relacionamentos, que são agressões cometidas em um contexto conjugal que ocorrem dentro de um ciclo constantemente repetido. A repetição consiste em três fases:

Primeiro com a evolução da tensão, aumentando os conflitos, com sentimentos de culpa e negação. Seguidos por incidentes de agressão, num episódio de fúria e culminando na fase da lua de mel, onde os comportamentos nocivos são substituídos por ações amorosas e pedidos de perdão. 

A orientação em caso de sofrer ou conhecer alguma mulher que sofre violência doméstica, é consultar o Ligue 180. O serviço gratuito recebe denúncias de violações contra as mulheres, além de fornecer informações sobre os direitos e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464